Campeonato Brasileiro 1995: Relembre o título do Botafogo
Relembre como foi a campanha no Campeonato Brasileiro de 1995, que terminou com o título histórico para o Botafogo de Futebol e Regatas. O time carioca tem diversas conquistas importantes em sua história gloriosa e isso não é novidade alguma. Uma das mais relevantes delas, com certeza, aconteceu na década de 1990, com uma equipe que entrou de vez para o coração dos alvinegros.
Depois de um vice-campeonato sofrido para um dos maiores rivais poucos anos antes, a equipe de General Severiano vinha com sangue nos olhos para conseguir arrecadar a importante taça. E foi assim, com um elenco de guerreiros e com sacrifícios até o final que a Estrela Solitária voltou a brilhar diante do cenário brasileiro, enlouquecendo seus milhões de torcedores.
Sendo um título tão importante para toda uma legião de alvinegros, vamos relembrar alguns momentos marcantes daquela campanha que resultou com o título do Campeonato Brasileiro para o Botafogo. Entre eles os maiores destaques, curiosidades e também resultados históricos que fizeram com que o troféu fosse parar nas mãos do Glorioso.
Brasileirão de 1995 e as mudanças chegando ao país
O Campeonato Brasileiro de 1995 acabou ficando marcado por uma grande novidade que chegava ao país do futebol. Por uma determinação da Fifa, a partir daquela data todas as vitórias na competição passaram a valer três pontos. Até o ano anterior, os triunfos das equipes contavam com apenas dois pontos e, em algumas edições, contavam com ‘pontos extras’ por determinadas situações, como diferenças de gols ou até mesmo disputas de pênaltis.
Aquela temporada também marcou a 40ª edição do torneio nacional, sendo disputado por 24 clubes, em um formato de várias fases. Somente na primeira fase existiam duas etapas. Divididos em dois grupos, os times enfrentariam os adversários da mesma chave e, posteriormente, contando pontos do zero, da outra. Sendo assim, ‘quatro grupos’ ao todo. O melhor colocado de cada uma dessas quatro divisões avançava para a fase seguinte.
Depois de não conseguir se destacar na primeira fase, ficando em quinto colocado quando disputando contra os times da mesma fase, o Botafogo conseguiu dar a volta por cima na segunda etapa, liderando o grupo ao enfrentar a chave oposta. Na ocasião foram oito vitórias, três empates e apenas uma derrota, mostrando a força do elenco comandado por Paulo Autuori.
Botafogo x Cruzeiro nas semifinais
Com a segunda melhor campanha geral entre os classificados, o Glorioso avançou para as semifinais onde enfrentaria o Cruzeiro, time que venceu a sua chave na primeira etapa e tinha o terceiro melhor rendimento. O time mineiro, no entanto, não conseguiu vencer o Alvinegro Carioca.
Depois de um empate em 1 a 1, na ida, em Belo Horizonte, o caminho ficou livre para que o Botafogo conseguisse avançar até a grande final da competição sem nem mesmo marcar gols na volta. O placar zerado e igual no segundo jogo permitiu que a Estrela Solitária garantisse a sua ida para a final do Campeonato Brasileiro, a segunda em apenas quatro anos.
Grande final: Botafogo x Santos
A grande final do Campeonato Brasileiro de 1995 acaba sendo impossível para que qualquer alvinegro esqueça. Isso porque, reeditando as históricas partidas dos anos 1960, Santos e Botafogo se enfrentaram mais uma vez pelo topo do futebol nacional. Se décadas antes a disputa ficava para Pelé e Garrincha, dois dos maiores atletas da história do futebol, em 1990 a briga em campo era entre Túlio e Giovanni.
Em dois jogos cheios de polêmicas, com erros de arbitragem para os dois lados, o Glorioso de Maravilha se destacou ainda mais. O primeiro jogo da final, dentro do Maracanã, no Rio de Janeiro, permitiu que a Estrela Solitária encontrasse uma vantagem importantíssima. Com gols de Wilson Gottardo e Túlio, o Alvinegro Carioca derrotou o rival.
Assim, o empate na volta, dentro do Pacaembu, por 1 a 1, com mais um gol do centroavante artilheiro, garantiu a taça de volta à General Severiano. Fazendo com que aquele grupo de jogadores ficasse marcado para sempre na história do time e também nos corações dos torcedores.
O time que foi a campo pelo Botafogo na grande final do Campeonato Brasileiro de 1995 era composto por: Wágner; Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva (Moisés); Leandro, Jamir, Beto e Sérgio Manoel; Donizete Pantera e Túlio. Técnico: Paulo Autuori.
Curiosidades sobre o título do Botafogo
O grande artilheiro daquela edição do Campeonato Brasileiro, em 1995, foi ninguém mais ninguém menos que Túlio Maravilha, que marcou 23 vezes durante a competição, que teve 27 jogos ao todo para o Glorioso.
Outro nome do ataque que se destacou foi Donizete Pantera, que, por curiosidade, acabou atuando na grande final do torneio no sacrifício, com uma lesão, fazendo com que Túlio precisasse recuar para ajudar na marcação.
Apesar de ter o artilheiro, quem acabou tendo o melhor ataque daquela edição foi o próprio Santos, com 52 gols, contra 46 do Glorioso.
Ao todo foram 14 vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas para o time carioca no decorrer dos 27 jogos até o título.