Conheça a história do Clássico Vovô
Conheça a história por trás do Clássico Vovô, um dos duelos de maior destaque em todo o cenário do futebol brasileiro. O Rio de Janeiro é um dos maiores celeiros de craques e histórias para todo o esporte em questão. Com isso, diversas histórias importantes acabam surgindo envolvendo as duas equipes mais antigas de todo o estado.
O estado que já foi o local da capital do país por muitos anos também tem uma das maiores histórias culturais de todo o mundo. Com a ascensão do futebol, no começo do século passado, inclusive, a Cidade Maravilhosa não poderia ficar de fora. Assim, diversos clubes de destaque atual foram criados na época, resultando em algo que hoje move multidões ao redor do Brasil.
Os primeiros clubes de destaque a serem criados no Rio de Janeiro, inclusive, foram o Botafogo de Futebol e Regatas (nome dado depois da unificação com o time de Remo) e o Fluminense Football Club. Com o Alvinegro sendo fundado em 1904 e o Tricolor ainda antes, em 1902, os times são alguns dos mais antigos a se ter registro em todo o cenário nacional.
E, muito por conta disso, os dois rivais também acabaram protagonizando o primeiro clássico entre os atuais grandes da história do futebol brasileiro. Disputando partidas desde a primeira década do século passado, os dois times acabaram trazendo para si um nome que destaca toda a história arrecadada ao longo de muito mais de um século: o Clássico Vovô.
Vale lembrar que, de acordo com pesquisadores de peso, como o próprio jornalista Mário Filho, o Botafogo chegou a nascer como uma espécie de oposição do Fluminense. Na época, o Tricolor era considerado praticamente um clube inglês. Sendo assim, o time das Laranjeiras vinha de uma origem europeia, culto e dotado de uma ‘distinção social’.
Enquanto isso, o Alvinegro tinha uma linha diferente, formada um ambiente de elite intelectual, mas sem poder político ou financeiro, mesmo assim, influenciando no comportamento da sociedade carioca. Sendo assim, o grande Clássico Vovô, o mais antigo do país, também acaba ganhando um peso social em sua história.
Primeiros registros do Clássico Vovô
Sob certas controvérsias, hoje a data dada como oficial para o primeiro embate entre Botafogo e Fluminense dentro de campo é de 22 de outubro de 1905. Na época, um amistoso acabou sendo vencido pelo Tricolor das Laranjeiras, por 6 a 0, sendo um dos placares mais elásticos já vistos no duelo entre os dois clubes.
Já a primeira polêmica registrada em relação aos dois times do Clássico Vovô aconteceu em 1907. Na época, ambos acabaram empatando em pontos na disputa do Campeonato Carioca e, assim, sem nenhuma cláusula do regulamento prevendo critérios de desempate, ninguém acabou sendo oficializado campeão. Depois de falta de acordo para a realização de um jogo de desempate, ambas as equipes se declararam campeões.
Números de destaque do duelo entre Botafogo e Fluminense
Em toda a história do clássico, quem acabou tendo uma série de maior invencibilidade contra o rival foi o Fluminense. Ao todo foram 14 jogos em que a equipe tricolor não perdeu para o Alvinegro, entre 8 de julho de 1923 e 26 de outubro de 1929. Já do lado Glorioso, a maior quantidade de jogos seguidos sem perder para o Flu aconteceu entre 27 de novembro de 1960 e 19 de abril de 1964, sendo 12 ao todo.
Em que se diz respeito aos placares mais elásticos vistos em jogos do Clássico Vovô, do lado tricolor foi um 8 a 0, disputado em 16 de maio de 1906, outra data apontada como a primeira partida entre as equipes. Já pelo Botafogo, em 25 de setembro de 1910, o time emplacou 6 a 1 em cima do rival.
Já no que diz respeito aos maiores artilheiros da disputa do clássico em questão, a rivalidade acaba levando os dois times ao empate. Isso porque Heleno de Freitas, pelo Glorioso, e Waldo, pelo Tricolor, marcaram 16 gols cada um.
O Clássico Vovô também ficou conhecido por levar algumas grandes multidões durante as décadas, com públicos expressivos sendo vistos. Em 27 de junho de 1971, pelo Campeonato Carioca, os dois times se enfrentaram sob os olhares de 160 mil pessoas no Maracanã, sendo mais de 142 mil pagantes na ocasião. O confronto em questão terminou com uma vitória simples do lado tricolor.
Em toda a sua vasta história, o Clássico Vovô já foi disputado em 12 cidades ao redor do país e até mesmo no exterior. Rio de Janeiro, Mesquita, Niterói, Volta Redonda, Belém (PA), Brasília (DF), Cariacica (ES), Juiz de Fora (MG), Ribeirão Preto (SP), São Lourenço da Mata (PE), Berna (SUI) e Montevidéu (URU) foram palcos da rivalidade entre o Tricolor e o Alvinegro.