As melhores campanhas do Botafogo na Copa do Brasil

Confira quais foram as melhores campanhas que o Botafogo de Futebol e Regatas já realizou dentro da Copa do Brasil, uma das competições mais importantes do país. O time alvinegro é, sem dúvida nenhuma, um dos mais tradicionais times de todo o mundo, com uma importância para o futebol que transcende as quatro linhas, tendo em vista tudo que a equipe já fez no futebol.

No entanto, o que os torcedores também estão cientes é que a equipe acabou não emplacando muitas campanhas positivas nas últimas décadas, tendo dificuldades de chegar a taças. Dentro da competição eliminatória, inclusive, o time ainda não conseguiu conquistar um título, tendo em vista que o torneio é recente, sendo realizado somente desde o final de 1989.

Mesmo sem ter levado nenhuma taça para casa até o momento, o Glorioso conseguiu emplacar algumas campanhas de grande destaque, batendo recordes impressionantes e parando, em alguns momentos, também nos erros de arbitragem, que prejudicaram a equipe em diversos momentos no decorrer da história.

Pensando nisso, vamos relembrar quais foram as melhores campanhas que o Alvinegro de General Severiano já realizou dentro da Copa do Brasil, trazendo detalhes sobre aquilo que foi construído no decorrer das temporadas que serão destrinchadas.

Confira as melhores campanhas do Botafogo na Copa do Brasil

1999 – Vice para o Juventude

Em 1999, com certeza, temos uma das campanhas mais decepcionantes para todos os torcedores alvinegros, tendo em vista o jeito como as coisas se desenrolaram naquela temporada, que terminou com o quase do Fogão dentro da Copa do Brasil. Na época, erros de arbitragem acabaram tirando a taça das mãos dos alvinegros.

Aquela edição da competição foi recheada de times, com 65 participantes e com o Botafogo iniciando na primeira fase, as “trinta-e-dois-avos-de-final”, e avançando, derrubando outros gigantes. Na campanha até a final, foram derrubados os seguintes times: o Paysandy, do Pará, o Criciúma, de Santa Catarina, o São Paulo, o Athletico Paranaense e o Palmeiras.

Assim, o Alvinegro de General Severiano conseguiu chegar na grande final da competição, onde enfrentou o Juventude. No primeiro jogo, as polêmicas, dentro do Alfredo Jaconi. Isso porque o time gaúcho venceu por 2 a 1, mas dois gols legais do Glorioso foram anulados em campo, em uma arbitragem mais do que polêmica do juiz Márcio Rezende de Freitas.

Assim, na grande decisão, dentro de um Maracanã lotado com mais de 100 mil pessoas, o time do Rio de Janeiro não conseguiu se sobressair e vencer a forte marcação adversária. Resultado, empate sem gols, título alviverde e um vice amargo para o Fogão, em uma edição que dificilmente será esquecida pelos torcedores que acompanharam o fato.

2007 – semifinais

Em 2007, mais um ano decepcionante para os torcedores gloriosos e, mais uma vez, uma grande polêmica em campo. Naquela temporada, no entanto, o time alvinegro não conseguiu nem mesmo chegar na grande decisão da Copa do Brasil.

O Botafogo começou a sua campanha, naquela edição, eliminando diversas equipes até a semifinal, como o CSA, do Alagoas, o Ceará, o Coritiba e o Atlético Mineiro. Ao chegar na semifinal contra o Figueirense, no entanto, o problema começou.

O primeiro jogo aconteceu em Santa Catarina e foi vencido pelos donos da casa por 2 a 0, abrindo uma vantagem bem positiva dentro de casa. Assim, o Alvinegro precisava reverter o placar na volta, mas acabou caindo, por conta dos gols fora de casa, ao vencer por 3 a 1. Aquele jogo ficou marcado por dois gols mal anulados que prejudicaram bastante o Glorioso.

2008 – semifinais

No ano seguinte, mais uma campanha de destaque e mais uma queda a um passo da grande decisão da competição eliminatória nacional. Para começar, o Botafogo eliminou o Rio Branco, do Acre, o River, do Piauí, a Portuguesa, de São Paulo e o Atlético Mineiro.

No entanto, nas semifinais, foi derrubado ao encarar o Corinthians. Depois de um 2 a 1 para cada lado, na ida e na volta, a decisão acabou indo para as penalidades máximas. No entanto, o time carioca perdeu o Clássico Alvinegro interestadual por 5 a 4, se despedindo da Copa do Brasil.

2017 – semifinais

Quase 10 anos depois, o clube carioca voltou a disputar uma semifinal de Copa do Brasil, mas, no final das contas, acabou parando pelo caminho mais uma vez. Por ter se classificado para a disputa da Copa Libertadores da América de 2017, naquele ano o time entrou diretamente nas oitavas de final da competição mata-mata nacional.

Assim, o Alvinegro de General Severiano conseguiu bater o Sport, na primeira etapa, depois ainda passando por Atlético Mineiro, até chegar na semifinal, onde encarou o clássico contra o Flamengo. Na ocasião, muito equilíbrio nos jogos, levando a um empate sem gols na ida e uma vitória simples do rival na volta, eliminando o Botafogo.