Veja como o Botafogo pode ser campeão brasileiro antes da final contra o Atlético-MG na Libertadores 2024
O Botafogo está prestes a viver os 12 dias mais decisivos de sua história na temporada 2024.
Com a expectativa de disputar a primeira final de Conmebol Libertadores da sua trajetória no dia 30 de novembro, o clube tem uma chance real de conquistar o título do Campeonato Brasileiro antes mesmo de pisar em Buenos Aires. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Botafogo vive os 12 dias mais decisivos da temporada 2024 com chance de ser campeão Brasileiro antes da final da Libertadores
Atualmente com 68 pontos, o time de Artur Jorge lidera o Brasileirão com uma vantagem de quatro pontos sobre o vice-líder Palmeiras e cinco sobre o terceiro colocado, Fortaleza. Para que o título nacional seja conquistado de forma antecipada, o Botafogo depende principalmente de si e de uma combinação de resultados envolvendo seus rivais locais, Fluminense e Flamengo.
Antes de embarcar para a Argentina, a equipe enfrentará três adversários pelo Campeonato Brasileiro: Atlético-MG, Vitória e um confronto direto contra o Palmeiras no Allianz Parque. Caso vença os três jogos, o Botafogo abrirá sete pontos de vantagem sobre o rival paulista, com apenas duas rodadas restantes, o que garantiria a conquista do título matematicamente.
Além disso, para que o Alvinegro consiga ser campeão antes da final da Libertadores, o Fortaleza precisaria tropeçar em seus dois próximos jogos, contra Fluminense e Flamengo. Se os cearenses vencerem ambas as partidas, o título poderá ser decidido no dia seguinte à grande final, quando acontece Vitória x Fortaleza.
No entanto, caso o Botafogo sofra algum tropeço nos três jogos que faltam, precisará de uma combinação de resultados favoráveis de Palmeiras e Fortaleza para garantir o título. A equipe alvinegra terá que terminar o período com três pontos a mais que os paulistas e dois a mais que os cearenses.
Com 68 pontos, o Botafogo está a uma vitória de superar a pontuação do Palmeiras de 2023, que se consagrou campeão com 70 pontos, e a sete pontos da “pontuação mágica” dos campeões, os 75 pontos. Nos pontos corridos com 20 times, quem ultrapassou os 74 pontos nunca deixou de conquistar a taça.