Torneio Rio/São Paulo 1998: Como o Botafogo foi campeão?
Campeão do Torneio Rio/São Paulo em 1998, o Botafogo conquistou o seu quarto e último título do torneio após vencer o São Paulo na final com placar agregado de 5 a 4. No jogo em São Paulo, vitória por 3 a 2 do Botafogo. No confronto da volta, no Rio de Janeiro, 2 a 2.
O regulamento da competição na época previa dois grupos, jogando turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo avançavam para a fase final, na semifinal.
Na fase de grupos, o Botafogo ficou no grupo A, junto com Palmeiras, Vasco e Corinthians. O alvinegro carioca terminou em segundo lugar, com 11 pontos, sendo três vitórias, dois empates e uma derrota. Palmeiras e Botafogo avançaram de fase no grupo. No grupo B, Santos e São Paulo avançaram.
Pelas semifinais, Santos e Botafogo se enfrentaram. O Botafogo levou a melhor, superando o Peixe nos pênaltis após empate por 2 a 2 no jogo da volta. O primeiro jogo terminou em 0 a 0. Nas penalidades, 4 a 3 para o Botafogo.
Na final, o jogo da ida, vencido pelo Botafogo por 3 a 2, teve os gols marcados por Dodô e França para o São Paulo e Zé Carlos, Sérgio Manoel e Jorge Luís para o Botafogo. Na volta, agora no Rio de Janeiro, os gols do Botafogo foram marcados por Jeferson e Zé Carlos. Adriano e Dodô marcaram para o tricolor paulista.
Na partida no Maracanã estiveram presentes 56.334 torcedores.