STJD vai com tudo para cima de Bruno Lage e Diego Costa

Na noite desta terça-feira (19), a Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) formalizou uma notícia de infração junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A ação foi feita contra o atacante Diogo Costa e o técnico Bruno Lage, ambos do Botafogo, em um movimento que ecoa a busca por respeito e humanização para a classe dos árbitros.

Associação de árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) protocola denúncia contra Diego Costa e técnico do Botafogo

A medida foi anunciada pela coluna “Panorama Esportivo” do jornal “O Globo” e surge após uma série de polêmicas envolvendo os dois envolvidos na partida contra o Atlético-MG, ocorrida no último sábado (16), válida pelo Campeonato Brasileiro. 

A principal controvérsia surgiu após um gol de Diogo Costa ser anulado, resultando em reclamações veementes por parte do atacante e do técnico do Botafogo.

A Abrafut já havia antecipado sua intenção de tomar essa medida no último domingo (17), em um comunicado público no qual expressou sua preocupação com as reações dos envolvidos na partida. 

Marcelo Carvalho Van Gasse, presidente da Abrafut e também auxiliar de arbitragem, enfatizou a busca por humanização e respeito à classe dos árbitros como principal motivação por trás da denúncia.

O caso agora está sob a jurisdição do STJD, onde será sorteado a um procurador responsável por avaliar o pedido. Este procurador deverá analisar se houve eventuais infrações ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) ou, alternativamente, arquivar a denúncia caso não sejam identificadas irregularidades.

Este episódio marca mais um capítulo em uma série de incidentes que têm colocado os árbitros brasileiros no centro das atenções do futebol nacional, ressaltando a importância do respeito e da consideração mútua entre jogadores, técnicos e árbitros para o bom funcionamento do esporte no país.