Respire fundo antes de escutar o áudio do VAR em Atlético-MG x Botafogo

Nesta terça-feira (19), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios das conversas entre os árbitros de vídeo (VAR) no polêmico lance que resultou na anulação do gol de Diego Costa na partida em que o Botafogo enfrentou o Atlético-MG no último fim de semana, com vitória por 1 a 0 para o time mineiro.

Para ver mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

CBF revela áudios do VAR no gol não validado de Diego Costa na derrota do Botafogo para o Atlético-MG

O lance em questão ocorreu aos 43 minutos do segundo tempo, quando Diego Costa, em posição de impedimento, recebeu um cruzamento na área e finalizou para as redes, comemorando o gol. No entanto, a jogada foi revisada pelo VAR, que determinou que o jogador estava em posição irregular quando a bola foi tocada para ele.

Nos áudios do VAR divulgados pela CBF, é possível ouvir o diálogo dos árbitros de vídeo sobre o lance. Um dos árbitros diz: 

“Não há passe deliberado. Jogador está claramente em posição (ilegal) e aí tem o desvio. Perfeita a sua decisão. Pode manter a decisão de campo, perfeito.”

A decisão de anular o gol gerou uma grande polêmica no jogo e levou Diego Costa a fazer um longo desabafo após a partida. O centroavante afirmou que seu gol era legal e que a interpretação da arbitragem estava equivocada. Ele também insinuou que a decisão poderia ter sido influenciada para tornar o Campeonato Brasileiro mais equilibrado.

“Está claríssimo que foi gol legal. Meteram a mão na questão da interpretação. Nem pensou e nem olhou muito. Sabemos que para a competição fica mais atrativo deixar o Botafogo mais próximo dos adversários. É questão de lógica. Em uma jogada como essa, não tem ser revisada de um momento para o outro. Tinha que analisar bem”, desabafou Diego Costa.

O jogador também defendeu sua posição no lance: 

“Eu estava fora de jogo, sim, mas em nenhum momento eu interferi na jogada. O zagueiro tira a bola porque estava acompanhando outro companheiro meu, e o árbitro e o bandeira interpretaram dessa maneira. Acho que foi gol legal, não tenho dúvida.”

Diego Costa encerrou seu desabafo destacando a importância da união da equipe e da torcida do Botafogo diante das adversidades: 

“Futebol é isso. Temos que saber que temos que ir contra todos. É Botafogo, Botafogo, Botafogo… contra os outros. É cabeça erguida e ficar mais unido do que nunca. Nessa luta, vamos estar sozinhos. É nós, os torcedores e os companheiros aqui dentro.”

A decisão do VAR e a reação de Diego Costa certamente continuarão sendo temas de debate acalorado entre os torcedores e amantes do futebol nos próximos dias.

Calendário Botafogo: veja datas e horários dos próximos jogos

  • Corinthians (F): 22/9, 20h (de Brasília) – Brasileirão
  • Goiás (C): 2/10, 20h (de Brasília) – Brasileirão
  • Fluminense (F): 8/10, 16h (de Brasília) – Brasileirão