Relembre toda a carreira de Lúcio Flavio

Em um movimento surpreendente, o Botafogo anunciou Lúcio Flávio como treinador interino, com efeito, imediato. 

O ex-meio-campista assumirá o comando da equipe a partir desta quarta-feira (4), à medida que se preparam para a próxima partida contra o Fluminense no domingo (8). Para saber mais detalhes sobre o Lúcio Flavio acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Botafogo tem Lúcio Flávio como treinador interino; saiba mais sobre sua carreira

Lúcio Flávio se aposentou do futebol profissional em 2017 e recebeu uma oferta para treinar a equipe Sub-20 do Botafogo no ano seguinte, oferta que recusou para se preparar melhor para a carreira de treinador. No final de 2018, durante seus estudos de treinamento, ele aceitou uma oferta para se tornar assistente técnico no Paraná.

Dois anos depois, Lúcio Flávio deixou o Paraná para assumir o cargo de assistente técnico permanente no Botafogo, após as saídas de Paulo Autuori e Renê Weber. Desde então, ele atuou como treinador interino em duas ocasiões.

Sua primeira passagem foi em 2021, quando ocupou o cargo por 18 dias após o Botafogo ser rebaixado no Brasileirão de 2020. Lúcio Flávio substituiu Eduardo Barroca e foi posteriormente substituído por Marcelo Chamusca. 

Durante esse período, Lúcio Flávio comandou quatro partidas, conquistando uma vitória, sofrendo três derrotas, marcando quatro gols e sofrendo nove.

No ano seguinte, Lúcio Flávio teve uma experiência mais tranquila, já que o clube passou por uma transição após ser adquirido pelo investidor americano John Textor. Ele treinou o Botafogo durante o Campeonato Carioca, período que separou a demissão de Enderson Moreira e a chegada de Luis Castro. 

Em oito jogos, conquistou quatro vitórias, um empate e três derrotas. A equipe chegou às semifinais, mas foi eliminada no último minuto com um gol de Cano, contra o Fluminense.

Após a nomeação de Luis Castro, Lúcio Flávio foi oficialmente designado treinador do Botafogo B, a equipe Sub-23 do clube. No entanto, sua passagem não foi tão bem-sucedida, com a equipe sendo eliminada na fase de grupos do Brasileirão de Aspirantes de 2022, apesar do alto investimento feito por John Textor.

Em 2023, Lúcio Flávio treinou o Botafogo em apenas uma partida, liderando a equipe reserva em uma derrota na estreia do Campeonato Carioca contra o Audax, com um placar de 1 a 0, enquanto a equipe principal estava em pré-temporada com Luis Castro. 

Na mesma temporada, Lúcio Flávio também auxiliou Cláudio Caçapa nas quatro vitórias conquistadas pelo treinador interino no Botafogo.

Apesar de sua pouca experiência como treinador, Lúcio Flávio enfrenta a desafiadora missão de manter o Botafogo na liderança do Brasileirão. Faltando 13 rodadas, o alvinegro lidera com 52 pontos, desfrutando de uma vantagem de sete pontos sobre o segundo colocado, o Red Bull Bragantino, e oito pontos sobre Grêmio e Palmeiras, terceiro e quarto na tabela, respectivamente.