Relembre os maiores pegadores de pênalti que o Botafogo já teve

O Botafogo entra em campo nesta quarta-feira (7), às 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, com o objetivo de garantir uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida, realizado no Nilton Santos, terminou empatado em 1 a 1. 

Caso o confronto termine novamente empatado no tempo regulamentar, a vaga será decidida em uma disputa de pênaltis. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Botafogo busca vaga nas quartas de Final da Copa do Brasil com possibilidade de decisão por pênaltis

O goleiro John, que vive a temporada mais desafiadora de sua carreira com 26 jogos em 2024 (superando os 15 jogos pelo Santos em 2020), pode desempenhar um papel crucial na decisão por pênaltis. Aos 28 anos, John terá a chance de viver um momento importante com a camisa alvinegra.

Em sua última participação em decisões por pênaltis, no Internacional em 2023, John enfrentou o América-MG nas oitavas de final da Copa do Brasil. Embora tenha acertado o lado em duas das cinco cobranças, não conseguiu defender nenhuma delas, e o Internacional foi eliminado após perder por 5 a 4.

No tempo regulamentar, John teve as seguintes estatísticas:

  • Pelo Santos: cinco cobranças e cinco gols.
  • Pelo Botafogo: quatro cobranças e quatro gols, incluindo uma contra o Bahia no Brasileirão.

Artur Jorge, técnico do Botafogo, também conta com uma opção experiente no banco: o paraguaio Gatito Fernández. Gatito, o jogador do atual elenco com mais partidas pelo Botafogo, participou recentemente de uma disputa de pênaltis com a seleção paraguaia nos Jogos Olímpicos de Paris, mas foi eliminado. No histórico de disputas por pênaltis, Gatito tem três vitórias em três oportunidades, com 14 cobranças, sete gols e sete defesas.

Contra o Bahia, o Botafogo enfrentou o time baiano apenas uma vez em decisão por pênaltis, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2018. Na ocasião, o Bahia venceu por 5 a 4 nos pênaltis, após empates em 2 a 1 nas duas partidas anteriores.