Relembre como foi a última participação do Botafogo na Copa Libertadores
Sete anos após a última participação do clube na Libertadores da América, o Botafogo está de volta a competição continental. Apesar do bom primeiro turno que fez em 2023 no Campeonato Brasileiro, o clube não conseguiu a vaga direta para a competição.
Por conta disso, agora, o clube terá de jogar as fases preliminares para conseguir alcançar a fase de grupos da competição e a jornada se inicia na noite de hoje, contra o Aurora na Bolívia que já deixou o Melgar do Perú pelo caminho.
Mas, você lembra como foi a última participação do Glorioso na competição internacional? O Botafogo foi eliminado pelo Grêmio depois de dois grandes jogos e o clube gaúcho no fim, foi o campeão do torneio.
Botafogo melhor nos confrontos
O ano era 2017, o Botafogo tinha um bom time, que não se compara ao elenco atual mas naquela época e circunstância do futebol brasileiro, era um elenco “arrumado”. A competição também começou antes para o Botafogo que da mesmo forma atual, teve de disputar a Pré-Libertadores.
Para chegar a fase de grupos o Glorioso superou Colo-Colo do Chile e Olimpia do Paraguai. Avançando, mais desafios, caiu numa chave com Barcelona de Guayaquil, Estudiantes e Atlético Nacional, atuais campeões da competição naquele ano.
A campanha final terminou com dez pontos e a classificação para as fases mata-mata da competição. O adversário alvinegro nas oitavas de final foi o Nacional do Uruguai, onde o clube venceu a ida e a volta. Na próxima fase, a queda.
O Botafogo empatou o jogo de ida sem gols e na volta, perdeu por 1 a 0 para o Grêmio que na opinião de diversos comentaristas e especialistas de futebol não foi melhor que o Botafogo no confronto, porém, mais eficiente.
Agora, em 2024 o Glorioso espera repetir o feito e com um time melhor, reescrever a parte final, levantando a taça.