Qual o melhor estrangeiro que jogou pelo Botafogo?

Foto: Bruna Prado / Getty Images

Com jogadores estrangeiros marcantes e folclóricos, o Botafogo acumula ao longe de sua história lendários jogadores de outros países com a camisa alvinegra. Em março deste ano, o argentino Joel Carli, zagueiro e um dos capitães da equipe, superou o compatriota Rodolfo Fischer em número de partidas e se tornou o estrangeiro com mais partidas vestindo a camisa do Botafogo. Em maio, Carli atingiu a marca de 181 jogos pelo Botafogo.

No clube desde 2015, Carli chegou junto ao Quilmes-ARG. Ficando no clube até 2020, onde foi dispensado por corte de gastos e recontratado em 2021, sendo importante como uma liderança no título da Série B de 2021, que marcou o retorno do clube a série A.

Contratado como mais uma peça para o plantel de jogadores, Carli se destacou e ganhou o carinho da torcida botafoguense pela liderança e por marcar o gol que deu o título do campeonato carioca aos 49 minutos do segundo tempo, em 2018, diante do Vasco.

Confira uma lista com alguns dos jogadores estrangeiros marcantes que jogaram no Botafogo

Loco Abreu

Loco Abreu, conhecido também como “El loco” marcou história no Botafogo e na seleção uruguaia. Famoso por bater pênaltis de cavadinha. Loco Abreu conquistou os corações botafoguenses ao bater o pênalti de cavadinha na final do campeonato carioca de 2010, diante do Flamengo, contra o goleiro Bruno, a época famoso por ser pegador de pênalti. O atacante jogou no Fogão entre os anos de 2010 e 2012.

Seedorf

Famoso mundialmente, o holandês Clarence Seedorf teve uma passagem no Botafogo entre os anos de 2012 e 2013. Exigente e extremamente profissional, Seedorf chamou atenção do Brasil pela forma amadora que o futebol nacional era encarado. No clube, Clarence atuou em 81 partidas, marcando 24 gols. O Botafogo foi o último clube da carreira do holandês.

Joel Carli

No clube desde 2016, Joel Carli é o estrangeiro com mais partidas com a camisa alvinegra. Em março, o argentino superou a marca de 181 jogos. Capitão da equipe e líder dentro de campo, o zagueiro marcou o gol que levou a decisão do campeonato carioca de 2018 para os pênaltis, contra o Vasco.

Gatito Fernandez

Atual goleiro do Botafogo, o paraguaio Gatito Fernandez está no Botafogo desde 2017. Junto com Joel Carli, é um dos líderes do elenco dentro e fora de campo. Com mais de 160 jogos pelo Botafogo, Fernandez se encaminha para se tornar o segundo jogador estrangeiro com mais partidas pelo clube carioca.