Qual o histórico do Botafogo contra o Flamengo?

Reprodução/Flamengo

Botafogo e Flamengo são rivais e jogam o clássico desde os tempos de remo, antes do futebol começar nos clubes. O duelo entre as duas equipes é chamado de clássico da rivalidade. Desde 1913, já aconteceram 343 partidas entre Botafogo e Flamengo. O Botafogo venceu 104 partidas, empatou 113 e perdeu 126 jogos. O alvinegro venceu 30% dos jogos contra o rival rubro-negro.

A maior parte das partidas entre Botafogo e Flamengo aconteceram no Campeonato Carioca, com 236 jogos, sendo 77 vitórias do Botafogo, 67 empates e 92 derrotas. Pelo campeonato brasileiro, os clubes jogam desde 1971, com times se enfrentaram 63 vezes, com 13 vitórias do Glorioso, 27 empates e 23 derrotas para o Flamengo.

Pelo torneio Rio-São Paulo, terceira competição com mais jogos, foram 23 encontros. O Fogão venceu oito jogos, empatou oito e perdeu sete. As outras competições com jogos de Botafogo e Flamengo são: Robertão, Copa do Brasil, Taça Guanabara e Taça Cidade Maravilhosa.

Como mandates, em 158 jogos, o Botafogo tem vantagem nos duelos contra o rival. São 65 vitórias, 48 empates e 45 derrotas. O Glorioso venceu 41% dos jogos.

A maior vitória em casa do Botafogo sobre o Flamengo aconteceu no dia 15 de novembro de 1972, quando o Fogão goleou por 6 a 0 o rival. Como visitante, o Botafogo venceu o Fla por 9 a 2 no Campeonato Carioca de 1927.

Botafogo e Vasco devem brigar pelos mesmos reforços em 2023; saiba mais!

Com suas SAFs (Sociedade Anônima do Futebol) ativas, Botafogo e Vasco estão se movimentando no mercado para contratar jogadores visando a próxima temporada do futebol brasileiro. A aquisição dos clubes gera melhores condições financeiras e possibilidade de comprar jogadores pagando altas quantias de dinheiro.

As coincidências nos clubes vai além de ambos serem SAFs. Os times cariocas estão monitorando os mesmos jogadores e podem entrar em concorrência para fortalecer o elenco. O atacante Paulinho, atualmente no Bayer Leverkusen e ex Vasco, e o meia Martin Ojeda, do Godoy Cruz (ARG), são do interesses dos times.