Quais são os apelidos do Botafogo?

Conhecido no brasil por várias alcunhas, os apelidos do clube foram dados por jornalistas, radialistas e pelos próprios torcedores. Chamado de “O Glorioso”, o clube conquistou o apelido após ganhar seu primeiro título, o campeonato carioca de 1910, onde foi campeão com sete goleadas e passou a ser conhecido como um dos clubes mais charmosos e famosos do Brasil.

Outro apelido pelo qual o Botafogo é conhecido é de “Time de General Severiano”, local onde estava localizado o primeiro estádio do clube, no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, e era muito utilizado antes da construção do Maracanã (construído para a Copa do Mundo de 1950).

O campo de General Severiano foi construído em 1912 e inaugurado em 13 de maio de 1913 em partida válida pelo Campeonato Carioca daquele ano, contra o Flamengo. A partida inaugural teve vitória botafoguense por 1 a 0, com gol de Mimi Sodré.

Além dos dois apelidos explicados acima, o Botafogo também possui o apelido de “Estrela Solitária”, Alvinegro do Rio, Fogão e Bota. Estrela Solitária devido a estrela presente no centro do escudo do clube. Presente na bandeira, no escudo e na flâmula do clube, a Estrela Solitária era o símbolo máximo do Club de Regatas Botafogo. Foi adotada por remadores do clube iam remar na madrugada na Enseada de Botafogo e frequentemente viam o planeta Vênus brilhando no céu.

Alvinegro do Rio o clube ganhou esta alcunha por ser o único clube do Rio de Janeiro que ostenta apenas as cores preto e branco. O Vasco, Rival do Botafogo, também possui as cores preto e branco, mas se diz Cruzmaltino, por possui o vermelho da Cruz de Malta, oriundo das origens portuguesas do clube.

Fogão e Bota foram denominações que o clube ganhou de torcedores mais jovens, que brincam com o nome do clube utilizando o aumentativo e falando apenas as duas primeiras sílabas do nome.