Passou pelo Botafogo e agora pode ganhar o prêmio de melhor do mundo
O ex-técnico do Botafogo, Luís Castro, e Fernando Diniz, atualmente à frente do Fluminense e interino da Seleção Brasileira, despontam como indicados ao prêmio de melhor treinador de futebol em 2023 pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol).
O anúncio do vencedor está agendado para o início de 2024, prometendo uma disputa acirrada entre os renomados profissionais. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Técnico com passagem pelo Botafogo entre os indicados ao prêmio de melhor do mundo
A presença de Castro na lista de indicados se deve à sua notável trajetória à frente do Botafogo durante o primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Sua liderança por 33 rodadas trouxe brilho ao Glorioso, porém, sua saída acabou por afetar os rumos do clube, que não manteve o mesmo desempenho e finalizou a competição em 5º lugar.
Por outro lado, Fernando Diniz vive um ano exuberante em sua carreira, celebrando dois títulos conquistados à frente do Fluminense. Além de ter assegurado o Campeonato Carioca no início do ano, em novembro, ergueu a taça da Copa Libertadores após uma vitória histórica diante do Boca Juniors-ARG, um feito inédito para o clube.
A possibilidade de ser coroado campeão do Mundial de Clubes da Fifa, cujo início está marcado para o dia 18 de dezembro, acrescenta ainda mais expectativa em torno de Diniz.
A lista de indicados inclui renomados treinadores como Pep Guardiola, do Manchester City-ING, Carlo Ancelotti, do Real Madrid-ESP, Mikel Arteta, do Arsenal-ING, Simone Inzaghi, da Internazionale-ITA, e Luciano Spalletti, campeão italiano com o Napoli e atualmente à frente da Seleção Italiana.
Entre os que disputam o Mundial de Clubes da Fifa na Arábia Saudita, além de Fernando Diniz e Guardiola, estão Marcel Koller, do Al Ahly-EGI, e Albert Riera, do Auckland City-NZE.
Do continente sul-americano, Jorge Almirón, vice-campeão continental com o Boca Juniors-ARG, e Luis Zubeldía, campeão da Copa Sul-Americana com a LDU-EQU, ambos argentinos, também estão na lista de indicados, evidenciando a relevância e a diversidade dos talentos presentes no futebol mundial.