Os jogadores mais valiosos do Botafogo
Não é nenhum absurdo afirmar que o Botafogo é a grande sensação do futebol brasileiro no ano de 2023. O clube, que apesar de ser considerado um gigante, não conquista um grande título há décadas, está fazendo uma campanha praticamente impecável no Brasileirão. Isso, no entanto, passa por um grande investimento feito por John Textor no elenco da equipe. Mas, afinal de contas, quem são os jogadores mais valiosos do Botafogo?
Um dos grandes diferenciais do Botafogo para o restante das equipes que estão disputando as primeiras posições do Campeonato Brasileiro, sem sombra de dúvidas, é o elenco. O clube carioca está longe de ter um time repleto de estrelas ou jogadores já consagrados, como é o caso do Flamengo, por exemplo.
Ainda assim, o conjunto do Botafogo é de longe um dos melhores do futebol brasileiro e da América do Sul na atualidade. Ainda que sem jogadores considerados verdadeiras estrelas, o clube conseguiu unir uma série de funcionalidades em seus atletas para compor uma equipe extremamente competitiva.
John Textor, o presidente da SAF que comanda o Botafogo, mostra que não gasta dinheiro à toa. Na verdade, vem sendo capaz de transformar promessas em realidades e aumentando o valor do clube – algo que um bom apostador também é capaz.
Dito isso, saiba quem são os jogadores mais valiosos do Botafogo:
Matheus Nascimento – centroavante
O jogador mais valioso do Botafogo na atualidade, segundo dados do Transfermarkt (site que compila estatísticas econômicas das principais ligas de futebol do mundo), é o centroavante Matheus Nascimento. O jovem jogador de 19 anos é tido como uma das principais promessas do país, ainda que não seja titular absoluto da equipe carioca.
Matheus fez toda a sua divisão de base no Botafogo, e subiu para a equipe principal em 2021. No ano em questão, fez 15 jogos. No ano passado, já dobrou o número de participações: 37 partidas na temporada, sete gols marcados e 1 assistência. Neste ano, já são 17 jogos, 3 gols e 1 assistência.
O valor de mercado do jovem centroavante do Botafogo é de 9 milhões de euros. Esse número vem crescendo na medida em que o atleta é escalado para as partidas do Fogão e, também, da Seleção. Recentemente, ele foi convocado para a Copa do Mundo sub-20 – o que lhe confere ainda mais visibilidade.
Luis Henrique – ponta esquerda
O segundo jogador mais valioso do Botafogo é o ponta-esquerda Luis Henrique. O jogador, de apenas 21 anos de idade, chegou ao clube carioca no ano passado, sob empréstimo do Olympique de Marselha – e permanece no time até então. Em sua primeira temporada, foram apenas 10 jogos, número já superado na atual fase.
Luis Henrique fez as suas categorias de base justamente no Botafogo. Ele foi vendido em 2021 para o Olympique, da França, por onde atuou durante duas temporadas. Foram 49 jogos pela equipe francesa até que ele retornasse ao clube carioca, mas, dessa vez, por empréstimo.
Luis Henrique é um dos titulares absolutos do Botafogo na atual temporada. O jogador já disputou 38 partidas pelo clube carioca neste ano, tendo anotado quatro gols e distribuindo duas assistências. O seu valor de mercado, de acordo com o Transfermarkt, é de 6 milhões de euros – sendo que ainda é bastante jovem.
Lucas Perri – goleiro
O terceiro jogador mais valioso do Botafogo atualmente é um dos grandes nomes da equipe: o goleiro Lucas Perri. O jogador, que tem 25 anos, vem sendo uma das principais surpresas da atual temporada do Campeonato Brasileiro, atuando como figura central para os bons resultados do Fogão.
Lucas Perri foi formado nas categorias de base do São Paulo e chegou a estar relacionado entre os profissionais durante quatro temporadas. Em 2022, no entanto, ele acabou sendo emprestado pelo Náutico. No fim do ano, então, foi comprado em definitivo pelo Botafogo, onde permanece até os dias de hoje.
Atualmente, Lucas Perri está avaliado em 5 milhões de euros. É um dos principais jogadores do Botafogo e tem feito defesas simplesmente incríveis em partidas recentes. Já são 43 partidas com a camisa do Fogão neste ano e, se continuar nesse ritmo, deve terminar a temporada como o melhor goleiro da competição.
Adryelson – zagueiro
E para finalizar a lista, saiba que o quarto jogador mais valioso do Botafogo atualmente é o zagueiro Adryelson. O atleta de 25 anos tem sido outra peça essencial para a campanha do clube carioca no Campeonato Brasileiro de 2023 e, aos poucos, vai valorizando cada vez mais o seu passe.
Adryelson foi formado nas categorias de base do Sport, com uma breve passagem pelo Palmeiras ainda nas divisões iniciais. Ele se profissionalizou na equipe de Recife e atuou entre os profissionais do clube durante quatro anos, chegando a fazer mais de 50 partidas na temporada de 2020.
Em 2022, Adryelson foi por empréstimo jogar no futebol dos Emirados Árabes e, depois, retornou ao Brasil – desta vez, para vestir a camisa do Botafogo. Hoje, o atleta possui um valor de mercado de 5 milhões de euros. Na atual temporada, já são 39 jogos pelo Fogão e quatro gols marcados, excelentes números para um jogador de sua posição.