O título que encerrou era vencedora do Botafogo nos anos 90
O Botafogo, um dos grandes clubes do nosso futebol, passou por um período de longo jejum de títulos até a década de 1990. Após 21 anos sem títulos oficiais, o Fogão finalmente conquistou o título Carioca em 1989, repetindo a dose em 1990.
Depois, veio mais alguns títulos importantes, como a Copa Conmebol de 1993, o Brasileirão de 1995, além do Carioca de 1997 e o Torneio Rio-São Paulo de 1998, o quarto do torneio na história do clube. Fazendo daquela década, uma era vencedora.
Naquela época, o Torneio Rio-São Paulo era o primeiro torneio da temporada. O Botafogo possuía um elenco forte, formado por jogadores experientes, como Wágner, Wilson Goiano, Gonçalves e Túlio, além de novas contratações, como Bebeto e Djair.
O Fogão estava no Grupo A, ao lado de Corinthians, Palmeiras e Vasco, e iniciou o torneio com uma vitória por 1 a 0 sobre o alvinegro paulista, no Morumbi. No entanto, sofreu uma derrota por 1 a 0 para o Vasco e empatou em 2 a 2 com o Palmeiras no Maracanã, após estar perdendo por 2 a 0.
A campanha do Botafogo rumo ao título
No segundo turno, o Botafogo melhorou sua performance. Começou vencendo o Corinthians por 2 a 1 no Maracanã, com gols de Bebeto e Túlio, e empatou em 2 a 2 com o Vasco, no Mané Garrincha, em Brasília, com dois gols de Bebeto. A classificação para as semifinais veio com uma vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras no Parque Antarctica, com gol de Zé Carlos.
Na semifinal, o adversário do Botafogo foi o Santos. No primeiro jogo, no Maracanã, o placar foi de 0 a 0. Na segunda partida, no Pacaembu, o Fogão venceu por 2 a 2, com gols de Túlio e Djair, mas o Santos empatou com gols de Marcos Assunção e Ronaldão. Na disputa de pênaltis, o Botafogo foi mais eficiente e venceu por 4 a 3, garantindo sua vaga na final.
Na decisão, o Botafogo enfrentou o São Paulo, um time que nunca havia conquistado o título da competição. No primeiro jogo, no Morumbi, o São Paulo abriu 2 a 0, com gols de Zé Carlos (o lateral-direito) e Dodô. No entanto, o Botafogo reagiu e, com gols de Zé Carlos, Sérgio Manoel e Jorge Luís, virou para 3 a 2.
Na partida decisiva, no dia 4 de março no Maracanã, empate por 2X2 e a confirmação do título botafoguense, que selava uma década de grandes conquistas e títulos para a galeria do clube carioca.