O ano que o Botafogo se tornou campeão no Japão
Após a conquista do Campeonato Brasileiro em 1995, o Botafogo colheu frutos na temporada seguinte, fazendo algumas viagens pelo mundo como o campeão do futebol brasileiro. E uma dessas viagens, foi ao outro lado do mundo, no Japão.
Por lá, o clube carioca conquistaria mais uma taça e confirmava a boa fase do time de general Severiano. A competição na terra do sol nascente, era a disputa da Copa Nippon Ham, torneio disputado em jogo único, reunindo o campeão brasileiro contra o campeão da Copa do Imperador no futebol japonês.
O Botafogo se credenciou ao conquistar o título brasileiro e na disputa no gramado japonês, iria encarar o Cerezo Osaka e o glorioso precisou somente do tempo regulamentar para garantir outra taça.
Como o Botafogo se tornou campeão
O Nagai Stadium contou com o público de um pouco mais de 25 mil torcedores, para assistir aquela partida. O Botafogo tinha no time titular, nomes como Wilson Gottardo, Sorato, Zé Carlos e claro Túlio Maravilha, a grande estrela do elenco e o grande nome da conquista do Brasileirão no ano anterior.
Quando a bola rolou, o time carioca tomou um susto e viu o time japonês sair na frente aos 17 minutos da etapa inicial com gol marcado por Yokoyama, mas o susto logo passou e ainda no primeiro tempo, o Botafogo buscou a virada com gols de Túlio e Souza. Na etapa complementar, Zé Carlos que entrou durante a partida, fechou o placar e garantiu a vitória por 3×1 e a taça ao Botafogo.
Vale lembrar que essa era a primeira de três taças conquistadas no exterior, dias depois, já na Rússia, o Botafogo conquistou a taça do torneio presidente da Rússia e por fim o troféu Teresa Herrera.