Maior craque do Botafogo não aguentou perder o título e trocou o time pelo Flamengo
Após a derrota por 3 a 0 do Botafogo para o Flamengo, no primeiro embate da final do Campeonato Brasileiro de 1992, uma surpreendente cena ocorreu: o atacante botafoguense Renato Gaúcho foi avistado em um churrasco de comemoração organizado pelos jogadores do Flamengo, do qual ele mesmo foi o anfitrião.
A presença de Renato nesse evento, cujo dono da casa era o atacante do time Rubro-negro, causou um verdadeiro alvoroço tanto nos corredores do clube quanto entre os torcedores. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Renato Gaúcho e o churrasco da discórdia: um capítulo polêmico de 1992
Renato justificou sua presença alegando que se tratava de uma aposta com um amigo flamenguista. No entanto, a explicação não foi o suficiente para acalmar os ânimos exaltados da torcida e do ambiente interno do Botafogo.
No dia seguinte, durante o treino em Marechal Hermes, o atacante enfrentou a fúria dos botafoguenses, que o vaiaram e provocaram incessantemente. Em coro, os torcedores exigiam que Renato “desse carninha na boca do Gauchinho”.
Como consequência dessa polêmica, Renato foi excluído do elenco no segundo jogo da final. Posteriormente, optou por deixar o clube carioca para ingressar no Cruzeiro. Este episódio ainda ecoa nos anais do futebol brasileiro como um momento nostálgico, repleto de controvérsia e rivalidade intensa.
Tabela do Botafogo no Grupo D da Libertadores-2024:
1ª RODADA – 3/4, 19h (quarta)
- Botafogo 3×1 Junior Barranquilla
- Estádio Nilton Santos
2ª RODADA – 11/4, 19h (quinta)
- LDU 1×0 Botafogo
- Estádio Casa Blanca
3ª RODADA – 24/4, 19h (qua)
- Botafogo x Universitario
- Estádio a definir
4ª RODADA – 8/5, 21h30 (quarta)
- Botafogo x LDU
- Estádio a definir
5ª RODADA – 16/5, 23h (quinta)
- Universitario x Botafogo
- Estádio Monumental U
6ª RODADA – 28/5, 19h (terça)
- Junior Barranquilla x Botafogo
- Estádio Metropolitano Roberto Meléndez