Luís Castro perdeu a linha após o empate pela Sul-Americana
O técnico do Botafogo, Luís Castro, não ficou nada satisfeito após o empate sem gols do Glorioso diante da LDU, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, no Nilton Santos, na última quinta-feira (4). A reclamações do comandante foram em direção a quantidade de faltas na partida.
Na entrevista coletiva pós jogo, Castro reclamou da estratégia adotada pela LDU de para o jogo muitas vezes, impedindo o Botafogo de exercer o bom futebol. “Sobre o antijogo proposto pelo adversário hoje, tenho uma opinião muito clara sobre isso. O árbitro é quem dirige o jogo e deve ter claramente duas preocupações: fair play e não permitir o antijogo. Todo e qualquer árbitro que não tenha essas duas premissas cumpridas, nunca estarei de acordo. Acho que hoje o adversário optou claramente por uma estratégia de fazer três vezes mais faltas que nós, ao passar longos períodos com o jogo parado, foi uma estratégia para nos perturbar e fazer com que o tempo passasse sem jogo”, disse o técnico português, irritado com a situação.
Ainda na fala, Luís Castro afirmou que o Botafogo não teve paciência para furar o bom sistema defensivo da LDU, que usou linha de 5 e ficou esperando o alvinegro. “A LDU foi uma equipe que fechava com uma linha de cinco. Tínhamos que ter paciência para procurar passes para romper essa linha de cinco, mas a linha deles realmente baixou muito e só conseguíamos fazê-lo com finalizações de fora da área ou com o serviço vindo da linha, mas procurando a entrada da área. O que se deve fazer nessas situações é fazer um ataque mais paciente, com mais bolas no último terço, com a paciência de procurar a última linha deles, e às vezes temos na cabeça que querer ganhar muito o jogo perturba a paciência, e acho que isso nos atrapalhou um pouco. Se o jogo tivesse um gol nos primeiros 20 minutos de jogo seria totalmente diferente”, explicou o treinador.
O Botafogo volta a campo no próximo domingo para defender a liderança do Campeonato Brasileiro contra o Atlético-MG, às 18h30, novamente no Estádio Nilton Santos.
Botafogo vive situação que já tinha esquecido na temporada
O Botafogo empatou em 0 a 0 com a LDU no Nilton Santos, na última quinta-feira (4), pela Copa Sul-Americana, e voltou a passar um jogo sem marcar gols depois de um mês e meio. Embalado há 13 jogos de invencibilidade, o time de Luís Castro não sabia mais como era a sensação de não balançar as redes.
A última vez que isso tinha acontecido foi no empate por 0 a 0 com a Portuguesa-RJ, no dia 18 de março, pela Taça Rio. Desde então, passaram-se 47 dias até o compromisso contra a LDU.