Loco Abreu beijou o escudo do Botafogo ao comemorar gol por outro time
Em 2012, uma pequena rixa entre Loco Abreu e a torcida do Flamengo resultou em uma suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O incidente ocorreu após a partida entre Figueirense e Flamengo, em 8 de agosto, válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Loco Abreu e a polêmica de 2012: uma suspensão e a rivalidade com o Flamengo
Durante a partida, o atacante uruguaio, ex-jogador do Botafogo, foi alvo de xingamentos da torcida flamenguista devido à antiga rivalidade com o time carioca. Em resposta, Abreu fez um gesto provocativo ao beijar o símbolo do Botafogo, estampado em uma camisa que usava sob o uniforme do jogo. A camisa também exibia os símbolos de outros clubes pelos quais o jogador passou e o nome de seus filhos.
Esse ato foi considerado uma provocação, levando à denúncia de “provocar o público durante a partida”, com base no artigo 258-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O STJD decidiu suspender Abreu por um jogo, uma punição decidida por maioria dos auditores. Curiosamente, o Flamengo, que não foi punido, teve a sua torcida absolvida dos xingamentos.
A suspensão, contudo, não afetou significativamente o Figueirense, já que Abreu na época não estava escalado para o jogo seguinte contra o Cruzeiro. Naquele período o atacante uruguaio foi convocado para defender a seleção do Uruguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, com a equipe uruguaia enfrentando o Equador na mesma data.
O episódio exemplifica a intensa rivalidade no futebol brasileiro e os desafios enfrentados por jogadores envolvidos em disputas acirradas.