Jogador lendário do Botafogo já vestiu a camisa do Peñarol e você não sabia disso
Apesar de seu imenso sucesso no Brasil nas décadas de 1930 e 1940, a passagem de Leônidas da Silva pelo Peñarol em 1933 permanece pouco conhecida.
O jovem jogador, então com apenas 19 anos, foi observado durante um jogo da Seleção Brasileira, onde marcou os dois gols na vitória sobre o Uruguai, na Copa Rio Branco, no Estádio Centenário. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Leônidas da Silva: passagem apagada pelo Peñarol em 1933
Eduardo Circala, historiador do Museu do Peñarol, comenta sobre essa fase: “Leônidas é uma história pouco conhecida por aqui. Ele fez apenas sete partidas oficiais, mas mais tarde se tornaria uma figura enorme para o Brasil e para o mundo”.
No Uruguai, o atacante recebeu o apelido de “Preto”, apesar de não ter sido um dos primeiros negros do clube. Sua breve passagem foi marcada pela falta de experiência, vindo do Bonsucesso e enfrentando a concorrência de grandes jogadores da época, como Lorenzo Fernández e Gestido.
No Peñarol, Leônidas atuou em sete jogos, com um saldo de quatro vitórias, dois empates e um gol na estreia, mas as lesões e a juventude limitaram suas oportunidades. Sua última partida pelo clube ocorreu em 24 de setembro de 1933, na vitória por 2 a 0 sobre a seleção paraguaia.
Após um ano no Uruguai, Leônidas retornou ao Brasil, onde se tornaria uma das primeiras estrelas do futebol brasileiro, destacando-se por clubes como Vasco, Botafogo e São Paulo, além de brilhar nas Copas do Mundo de 1934 e 1938, onde foi artilheiro.