Ídolo do Botafogo vai pendurar as chuteiras para assumir nova função no futebol

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

O lateral-direito Rafael, do Botafogo, anunciou que irá se aposentar em dezembro de 2024, quando encerrará seu vínculo com o clube. 

Apesar da decisão de deixar os gramados, o jogador não pretende se afastar do futebol.  Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Botafogo: Rafael se prepara para aposentadoria e inicia transição para a gestão no futebol

A partir de outubro, Rafael começará a estudar para seguir atuando nos bastidores do esporte, já que está matriculado no curso de gestão de futebol da CBF.

Com início previsto para o dia 25 de outubro, o curso terá duração de oito meses e Rafael conciliará os estudos com os últimos meses de sua carreira como jogador. Em entrevista recente à BotafogoTV, o defensor compartilhou seu desejo de continuar no futebol, mesmo após a aposentadoria, destacando os desafios enfrentados com uma série de lesões nos últimos anos.

“Logo depois da primeira lesão, voltei, mas não conseguia jogar, e comecei a ficar muito mal mentalmente. Foi um momento difícil, falo chorando, mas não com tristeza. Se essas lesões acontecessem no início da minha carreira, eu não teria conquistado os títulos que conquistei”, afirmou emocionado.

Rafael, que construiu uma sólida carreira no futebol europeu com passagens por Manchester United e Lyon, retornou ao Brasil em 2021, mas atuou em apenas três partidas nos últimos 14 meses. 

Atualmente, o lateral está na fase de ganho muscular e se prepara para iniciar a transição para o campo após se recuperar de uma sequência de graves lesões no joelho. Com a aposentadoria à vista, Rafael já planeja seu futuro nos bastidores do futebol, mostrando que a paixão pelo esporte seguirá viva.