Há 27 anos, Botafogo conquista uma de suas maiores glórias
Há 27 anos, em 1995, o Brasil se pintou de preto e branco e comemorou o título brasileiro do Botafogo. O Glorioso empatou com o Santos por 1 a 1 e, por ter vencido o primeiro jogo da final, foi o campeão nacional de 1995. Túlio Maravilha marcou o gol para o Glorioso e Marcelo Passos balançou as redes para o Peixe.
A campanha foi marcada por um Botafogo forte e imbatível nos clássicos. O clube comandado por Túlio Maravilha e Paulo Autuori venceu Flamengo e Vascou, por 3 a 1 e 2 a 0, respectivamente, e empatou com o Fluminense por 1 a 1. As partidas aconteceram nas duas primeiras fases do campeonato.
A época, o campeonato contava com 24 times, divididos em dois grupos, dividido em duas fases. Na primeira fase, os times enfrentavam os adversários da própria chave. Na segunda, os confrontos eram cruzados.
Na primeira fase o Botafogo terminou em quinto lugar, com 18 pontos conquistados. Na segunda, foi primeiro colocado do grupo A, com 27 pontos ganhos.
No primeiro jogo da final para definir o campeão, que terminou em 2 a 1 para o Botafogo, os gols do Fogão foram marcados por Wilson Gottardo e Túlio Maravilha. Para o Santos, Giovanni marcou o solitário gol do peixe.
Na segunda partida, terminada em empata por 1 a 1, Túlio marcou para o Botafogo e Marcelo Passes para o time da Vila Belmiro. Os jogos foram realizados no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e no Pacaembu, em São Paulo. Túlio Maravilha foi craque e artilheiro da competição.
Botafogo surpreende e faz sondagem por jogador multicampeão do futebol
De olho na próxima temporada, o Botafogo fez sondagem por Daniel Alves, que disputou a Copa do Mundo do Catar pela seleção brasileira. Aos 39 anos, o lateral é jogador do Pumas, do México, e tem contrato até o meio de 2023. É o que informa a coluna “Mercado da Bola”, do site “UOL”, nesta sexta-feira (16/12).
No entanto, o jogador informou ao Glorioso que pretender continuar no futebol mexicano até o final do contrato. Com 39 anos de idade, Daniel Alves é o jogador com mais títulos na história do futebol, com 43 taças.