Faz falta! Federação leva prejuízo sem Botafogo e fará uma proposta ao clube
A Brax, empresa detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca, que fechou acordo com a Band, admitiu ao Blog do jornalista Rodrigo Mattos que terá prejuízo no estadual de 2023 e revelou que fará proposta maior a Botafogo e Vasco no final desta edição pensando nas próximas temporada.
Sem a presença de Botafogo e Vasco, o Campeonato Carioca perdeu valor de mercado e não vai conseguir fechar as contas desse ano no azul. Os dois clube não toparam assinar o contrato coletivo de TV por discordar do modelo da Brax e da Ferj, na qual o Flamengo receberia o dobro do valor, o que foi descoberto pela imprensa. Os clubes preferiram ir por outro caminho e fechar com a Cazé TV, do streaming Casemiro.
Contando apenas com Flamengo, Fluminense e as equipes pequenas, a Brax fechou acordo de R$ 61 milhões com clubes e emissora, mas não conseguiu arrecadas o suficiente para cobrir as despesas. Bruno Rodrigues, sócio da Brax, contou que não fechar no azul nesta temporada era esperado. “Senti oportunidade que tinha para entrar no mercado. Abri mão de qualquer remuneração no primeiro ano com a venda de direitos de transmissão. Já sabia que não teríamos êxito comercial a ponto de cobrir as despesas. Isso está contabilizado. A Brax entendeu que era preciso comprar um contrato longo”, explicou o sócio.
Além de fechar no vermelho sem Botafogo e Vasco no acordo, a Brax/Band podem não transmitir a final do estadual se os rivais decidirem o torneio. Por isso, caso a decisão aconteça entre os dois clubes, a empresa vai fazer nova proposta aos dois.
– Qual meu plano de voo? Imediatamente, quando acabar o campeonato, sentar com Vasco e Botafogo, fazer uma oferta substancial para que fiquem confortáveis para sentar conosco. Por que, com o tempo, acho que a gente está pagando até pouco, vamos ter que pagar até mais – explicou Bruno Rodrigues.
Ainda no comentário, Rodrigues explicou que não gostaria de se envolver na divisão das receitas do campeonato. A decisão deve ser tomada pelos clubes. “Se Botafogo e Vasco vierem sob as circunstâncias que tão apresentadas Fluminense, e isso foi uma divergência muita grande, Fluminense topou valor 40% de diferença para o Flamengo. Se toparem esse modelo? Falei para os clubes que não quero entrar em modelo de divisão de receitas. Saiu muito na imprensa, não participo de divisão de receita. Meu dinheiro é esse aqui, eles se decidem”.
Botafogo planeja faturar milhões com estádio Nilton Santos
O Botafogo encontrou no estádio Nilton Santos mais uma possibilidade de conseguir receitas. Os dirigentes entendem que a casa do Glorioso virou um ponto para ser casa de shows e entrou para o rol de locais bons a receber grandes atrações. Para 2023 o estádio tem apresentações internacionais confirmadas. As informações são do portal Fogão NET.
Com show da banda RBD confirmada para novembro de 2023, o estádio Nilton Santos vai começar a ser mais um ponto na cidade do Rio de Janeiro procurado por artistas. O gramado sintético possibilitará um maior calendário para shows, uma vez que os mesmos não atrapalharão os jogos de futebol.