Ex-árbitro confirmou: Botafogo foi prejudicado contra o Atlético-MG

No último sábado (16), durante o confronto entre Atlético-MG e Botafogo na Arena MRV pelo Campeonato Brasileiro, um lance polêmico chamou a atenção dos amantes do futebol. O gol marcado por Diego Costa, do Botafogo, foi anulado pelo árbitro da partida, gerando discussões e controvérsias em todo o país.

O ex-árbitro e renomado comentarista de arbitragem, Rafael Porcari, não demorou a se pronunciar sobre o ocorrido em seu blog. Com base nas regras do jogo, Porcari explicou detalhadamente por que o gol de Diego Costa deveria ter sido validado.

Gol Polêmico no Brasileirão: Rafael Porcari afirma que anulação de gol de Diego Costa do Botafogo estava errada

Segundo Porcari, o jogador do Botafogo estava em posição de impedimento no momento em que a bola foi lançada por Luis Henrique, mas ele não interferiu na jogada, nem tentou receber a bola. Isso caracterizou o chamado “impedimento passivo”. 

No instante em que a bola foi tocada por Maurício Lemos, jogador do Atlético-MG, Diego Costa já não estava mais em posição de impedimento, uma vez que havia dois atletas, o defensor e o goleiro, entre ele e a linha de fundo.

Para o ex-árbitro, o toque de Maurício Lemos na bola não importa se foi deliberado ou não, pois o jogador do Atlético-MG criou um novo momento na jogada ao buscar a bola. 

O que realmente deveria ser levado em consideração era a posição legal de jogo de Diego Costa no momento do toque de Lemos, e nesse momento ele já não estava em posição de impedimento. Portanto, o gol deveria ter sido considerado legal.

Rafael Porcari também destacou um trecho da regra que enfatiza que se o passe ou a tentativa de obter a posse de bola por parte do jogador que tem o controle da bola for impreciso ou malsucedido, isso não anula o fato de que esse jogador “tocou deliberadamente” na bola. 

Ou seja, mesmo que o toque de Maurício Lemos tenha sido acidental, o gol ainda deveria ter sido validado.

A polêmica em torno desse lance certamente continuará a ser debatida, mas Rafael Porcari, com sua vasta experiência no mundo da arbitragem, deixou claro em seu blog que, conforme as regras do jogo, o gol de Diego Costa deveria ter sido concedido ao Botafogo.