Décadas de 1930 e 1940: Botafogo vivia sua época “Gloriosa”

Reprodução/Botafogo

Aos longo dos 118 anos de história, o Botafogo viveu momentos de altos e baixos. Diferente da década de 20, que foi de vacas magras, os anos 30 e 40, até então, foram os melhores anos da história do clube.

Com muitas conquistas, durante as décadas de 30 e 40 o Botafogo conquistou o seu primeiro e único tetra campeonato estadual, sendo o único entre os clubes do Rio de Janeiro a conseguir. Também virou a base da seleção brasileira da época nas copas de 1930, 1934 e 1938, mostrando e revelando para o mundo os craques do futebol brasileiro.

A estrela principal do time era Leônidas da Silva, o Diamante Negro, mas o elenco do Botafogo era recheado de craques. Martim Silveira, Canalli, Paulinho Tovar, Carvalho Leite, Nilo Murtinho Braga, Patesko, Pirica, Átila e Heleno de Freitas eram outros nomes que brilhavam nos campos do Brasil.

Na mesma época surgiu o atual mascote do clube, o Biriba, que dava sorte ao Botafogo durante os jogos. A fama do cachorrinho era tão grande que as cotas recebidas pelo Botafogo para jogar fora do Brasil aumentaram graças ao Biriba.

John Textor traz xodó da Premier League e anima a torcida do Fogão; veja

Para animar a torcida do Fogão, o empresário John Textor trouxe o jovem Jacob Montes para o Botafogo, mas o jogador ainda não estreou pela equipe. O jogador é visto com bons olhos para o futuro na Premier League e foi relacionado pela primeira vez contra o Goiás.

Em evento nos Estados Unidos para uma torcida organizada do Botafogo, Textor contou que o jovem jogador vem sendo relacionados nas últimas partidas e vai explodir no futuro. “Ele finalmente está sendo relacionado com o time em algumas partidas. Esperem para vê-lo. Ele é um veludo com a bola”, comentou o dono da SAF.