Copa Conmebol 1993: Como o Botafogo foi campeão?

Reprodução/LANCE

A segunda edição da atual Copa Sul-americana, a época chamada de Copa Conmebol, aconteceu em 1993, com o Botafogo levando o troféu para casa. O alvinegro carioca conquistou o título depois de vencer o Peñarol (URU) nos pênaltis na final.

Inaugurada em 1992, a Copa CONMEBOL foi organizada pela CONMEBOL, sendo considerada como de segundo nível sul-americano, abaixo da Copa Libertadores da América e uma das precursoras da que viraria a Copa Sul-Americana. Campeão em 1993, o Atlético Mineiro levou o primeiro título. O Botafogo levou a segunda edição.

O regulamento previa que 16 equipes participassem, com todos os países integrantes da CONMEBOL. Entretanto, Bolívia e Colômbia desistiram. Para suprir as vagas deixadas, Bragantino e Deportivo Táchira foram convidados.

Em formato de mata-mata, o Botafogo iniciou a caminhada para o título vencendo o Bragantino nas oitavas-de-final com placar agregado de 6 a 3, em vitórias de 3 a 1 e 3 a 2 para o Fogão. Nas quartas, alvinegro carioca passou de fase facilmente após vencer duas vezes o Caracas, por 1 a 0 e 3 a 0.

Na fase semifinal, Botafogo e Atlético-MG disputaram para saber quem iria para a final. No placar agregado, o Bota levou a melhor, com 4 a 3 no total. Perdendo em Minas Gerais por 3 a 1, mas vencendo o segundo jogo por 3 a 0 no Maracanã.

Na final, dois jogos em 2 a 1. Com uma vitória para cada time. O botafogo levou o título nas penalidades, batendo o Peñarol por 3 a 1.

Em tempos de vacas magras, o título da Copa CONMEBOL de 1993 foi fundamental para elevar a autoestima da torcida alvinegra, que vinha de maus resultados no campeonato brasileiro daquele ano.