Conmebol acaba de barrar árbitro que irritou a torcida do Botafogo contra o Flamengo
Anualmente, antes das competições da Conmebol começarem, os árbitros que normalmente apitam os jogos da competição passam por testes para que a qualidade técnica dos mesmos sejam avaliadas e quatro brasileiros falharam nos testes da instituição.
Dentre eles, Raphael Claus, um dos árbitros mais escalados no futebol brasileiro e que irritou a torcida do Botafogo no último clássico contra o Flamengo que foi um verdadeiro divisor de águas do clube no ano passado.
Na partida, Clauss teve diversos lances polêmicos com interpretações diferentes, que para o torcedor botafoguense, favoreceram o Flamengo e interferiram diretamente no resultado da partida. O principal deles, envolvendo Bruno Henrique, que participou dos dois gols rubro-negros no jogo.
Botafogo aliviado
Na ocasião, Clauss apresentou cartão amarelo ao jogador do Flamengo por uma cotovelada em disputa pelo alto, no primeiro tempo, porém, após um tempo, houve outra ocasião idêntica na partida, com o mesmo Bruno Henrique e o juiz optou por não apresentar o segundo cartão e consequentemente expulsar Bruno da partida.
Também, no primeiro gol do Flamengo, anotado em uma infelicidade de Marlon Freitas, o atleta botafoguense só ataca a bola por perceber que Bruno Henrique chegaria completando caso não fizesse o corte, mas o detalhe está na posição do jogador do Flamengo, que estava impedido e se participa da jogada, o gol teria de ser anulado.
Por fim, no último gol da partida, a jogada tem seu começou com falta cometida sobre o alvinegro Tchê Tchê, em lance ignorado por Claus. Bruno Henrique então recebe e acerta um chute no angulo de Lucas Perri que nada pôde fazer.
Além de Claus (SP), Ramon Abatti Abel (SC) e os assistentes Fabrício Vilarinho (GO) e Fabrini Bevilaqua (SP) também foram reprovados no teste e por isso, não poderão apitar partidas de competições organizadas pela Conmebol enquanto não forem aprovados.
Ainda há chances de ambos apitarem as competições pois testes acontecem com certa frequência, porém, essa negativa faz com que eles melhorem e se profissionalizem ainda mais.