Conmebol abre investigação contra o Botafogo e clube pode sofrer grave punição

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

A Conmebol iniciou uma investigação contra o Botafogo após uma denúncia formalizada pelo Peñarol, acusando a torcida alvinegra de realizar “atos ofensivos e discriminatórios” durante o jogo de volta da semifinal da Libertadores, em Montevidéu, no último dia 30 de outubro. 

A apuração se baseia em um vídeo que mostra torcedores brasileiros fazendo gestos de mãos algemadas, uma referência aos cerca de 200 torcedores detidos no Brasil por confusões antes da partida de ida. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Conmebol abre investigação contra o Botafogo após denúncia do Peñarol sobre gestos da torcida alvinegra

O pedido de investigação foi apresentado pelo clube uruguaio na última terça-feira (12), e a Conmebol abriu um procedimento disciplinar para apurar o ocorrido. O Botafogo tem até o próximo dia 18 para apresentar sua defesa. 

A denúncia envolve possíveis infrações dos artigos 12.2 e 15.2 do regulamento da entidade, que tratam de mensagens ofensivas, discriminatórias e provocativas em eventos esportivos.

O Peñarol alega que os gestos da torcida alvinegra configuraram um ato ofensivo e discriminatório, o que pode resultar em uma multa de até US$ 100 mil, conforme as regras da Conmebol. O artigo 12.2 proíbe o uso de gestos, palavras ou outros meios para transmitir mensagens de natureza política ou provocativa, enquanto o artigo 15.2 trata da discriminação com base em etnia, raça, orientação sexual, entre outros.

O episódio se dá no contexto de uma série de confrontos entre torcedores das duas equipes, que incluiu episódios de violência. Na manhã do dia 23 de outubro, torcedores do Peñarol em Montevidéu depredaram quiosques, queimaram uma moto e entraram em confronto com a polícia na praia do Recreio, enquanto, à noite, a torcida uruguaia destruiu cadeiras e banheiros no Estádio Nilton Santos

Dentro do Botafogo, parte dos dirigentes acredita que a denúncia do Peñarol seja uma tentativa de distorcer os acontecimentos no Brasil, visando criar uma narrativa que altere os fatos. A possível infração pode resultar em uma multa de até US$ 400 mil em caso de reincidência, conforme as disposições da Conmebol.