Conheça a história do escudo do Botafogo

Reprodução/Botafogo

Com a fusão entre Botafogo Football Clube e Botafogo de Regatas, deu-se o surgimento do Botafogo de Futebol e Regatas. Com a união o escudo sofreu alterações para se tornar o que conhecemos atualmente. O formato permaneceu no suíço do BFC, mas ganhou, no lugar das letras, a famosa Estrela Solitária.

Além dessas mudanças, outras ocorreram no fundo, que passou a ser preto, e no contorno que antes era formado por apenas uma linha negra e passou a ter dois contornos: o de dentro branco e o de fora negro.

Em 2009, o site Esporte Fino promoveu uma eleição para escolher os escudos mais bonitos do planeta. A enquete ganhou destaque na Rádio Globo, Rádio Bandeirantes e no Lance!. Para elaborar a eleição, os autores do site fizeram uma pré-seleção e, durante este processo, contaram com o suporte do jornalista e historiador Rodolfo Rodrigues, autor do livro Escudos dos Times do Mundo Inteiro. Desta forma, chegaram à fase final 128 escudos de 45 países. O Botafogo encabeçou a lista, seguido por Celtic Glasgow (Escócia) e Juventus (SP).

Matemático bate o martelo e revela pontuação para o Botafogo ir à libertadores; veja

Em grande fase no Brasileirão, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o Botafogo está visualizando uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Com 43 pontos conquistados, o Glorioso ainda tem 24 em jogo e pode alcançar pontuação necessário para garantir a vaga.

Ao jornal Lance!, o matemático Tristão Garcia, dono do portal Infobola, fez os cálculos e afirmou que o número mágico para a classificação no G6 é de 61 pontos. Assim, o alvinegro precisará ganhar 18 dos 24 pontos possíveis. Um aproveitamento altíssimo, mas não impossível.