Comparação entre 2023 x 2024 vai assustar qualquer torcedor do Botafogo
A temporada de 2024 está chegando ao fim, e o Botafogo vive um momento histórico. Com apenas cinco jogos restantes para o fim do Campeonato Brasileiro e a decisão da Libertadores está a vista.
Com isso a torcida alvinegra tem motivos para acreditar que o Glorioso pode conquistar dois grandes títulos, em contraste com o cenário de incertezas do ano passado. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Botafogo em 2024 e 2023: reta final de títulos e superação de desafios
No último sábado (9), o Botafogo empatou sem gols com o Cuiabá, pela 33ª rodada do Brasileirão, no Nilton Santos. Embora o resultado tenha sido frustrante, a equipe de Artur Jorge segue com uma vantagem de quatro pontos para o vice-líder.
No entanto, o torcedor alvinegro tem boas lembranças de 2024, diferente de 2023, quando o time perdeu a liderança e a invencibilidade nas rodadas finais, com a derrota para o Grêmio, que causou grande reviravolta na tabela.
A principal diferença entre os dois anos está na estabilidade do time. Enquanto em 2023 o Botafogo vinha de uma sequência de três derrotas seguidas (Cuiabá, Palmeiras e Vasco), em 2024 o Alvinegro está invicto há três meses, com uma campanha sólida de vitórias e empates.
Nas últimas quatro partidas, foram duas vitórias (Bragantino e Vasco) e dois empates (Criciúma e Cuiabá), além da classificação para a final da Libertadores, que teve direito a uma goleada sobre o Peñarol. A força da torcida também tem sido determinante: o Botafogo não perde em casa há três meses e 11 jogos no Nilton Santos.
A transformação do time se deve também à mudança de mentalidade e aos reforços de peso trazidos por John Textor, como Luiz Henrique, Savarino, Thiago Almada, Igor Jesus, Alex Telles e Vitinho, todos peças fundamentais no esquema de Artur Jorge. A equipe tem demonstrado solidez defensiva, garra e capacidade de se manter intensa até o último minuto de jogo.
Com a preparação mental e física, o Botafogo chega à reta final da temporada pronto para enfrentar os momentos decisivos. A missão agora é manter o foco para os cinco jogos restantes, sendo o próximo deles na quarta-feira(20), contra o Atlético-MG, na Arena MRV, às 21h30 (de Brasília). O sonho do título está mais vivo do que nunca.