Como era o time que tirou o Botafogo da fila em 1989?

Reprodução/BFR

Em 1989 o Botafogo foi campeão carioca e saiu da fila depois de 21 anos. Apesar de não ser recheado de craques, o elenco daquele ano tem um espaço especial no coração botafoguense e será lembrado para sempre.

Na lateral direita, talvez o principal nome daquele elenco botafoguense. Revelado no clube e titular do Brasil na Copa de 1986, além de ser campeão da Copa América de 1989, Josimar levava o nome do clube para o Brasil. Após o título carioca, seu primeiro e único pelo time, deixou o clube para jogar na Europa.

A dupla de zaga trazia experiência e um dos maiores ídolos do clube. Wilson Gottardo chegara do Náutico dois anos antes e conquistaria o bi do Carioca com o time. Voltaria ainda em 1995 para ser campeão Brasileiro. O outro era Mauro Galvão, após passagem pelo Bangu, no qual foi vice-campeão brasileiro, chegou para conquistar o bicampeonato do Carioca, antes de ir para a Europa.

o meio de campo, um dos volantes era Carlos Alberto Santos, outro que se tornaria ídolo na equipe. Chegou no Novorizontino e ajudou o time a ser bicampeão carioca, além de vice-campeão brasileiro de 1992.Já Luisinho, outra joia da base botafoguense, bicampeão carioca, que chegaria à seleção anos depois.

O principal meia (que também jogava no ataque) desse time era o experiente Paulinho Criciúma, que chegara após passagem no futebol coreano e também tornou-se bicampeão carioca no time. No segundo semestre, Paulo Roberto ainda chegaria para reforçar a equipe.

Já no ataque, vinham os heróis daquela conquista. Maurício, forte e alto, chegava do América e seria campeão carioca no clube, marcando o gol do título daquele ano, com assistência de Mazolinha, que veio do banco para se tornar herói do clube com cruzamento perfeito. Morreu no fim de 2016, em Santa Bárbara D’Oeste. O comandante da equipe era Valdir Espinoza.

Luís Castro analisa atuação do Botafogo e faz um destaque importante

O técnico Luís Castro analisou a atuação do Botafogo na derrota para o Vasco por 2 a 0 na quinta-feira (16), por 2 a 0, e fez destaques importantes. O Glorioso teve dois jogadores expulsos ainda no primeiro tempo e sofreu para segurar o ataque do adversário em desvantagem numérica. As informações são do jornal Lance.