CBF finalmente agiu e armou jogada para ajudar o Botafogo na Libertadores
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício assinado por seu presidente, Ednaldo Rodrigues, à Conmebol, solicitando autorização para a presença da torcida do Botafogo no jogo de volta contra o Peñarol.
A partida é válida pela semifinal da Libertadores, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
CBF pede liberação para torcida do Botafogo em jogo de volta contra o Peñarol
O Ministério do Interior do Uruguai e a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) propõem que a partida seja realizada com torcida única, apenas com a presença dos torcedores locais. O ministro do Interior uruguaio, Nicolas Martinelli, justificou a medida com base em “razões de segurança”.
No ofício, Ednaldo Rodrigues ressalta o princípio da reciprocidade e o regulamento da Libertadores para reforçar o pedido. Caso o Peñarol não disponibilize ingressos para os botafoguenses, o clube poderá ser multado em pelo menos 20 mil dólares (aproximadamente R$ 113 mil), além de outras sanções.
A CBF destacou que os torcedores do Peñarol puderam assistir ao jogo de ida no Estádio Nilton Santos, onde o Botafogo venceu por 5 a 0. Com isso, defende-se a reciprocidade, assegurando a presença da torcida alvinegra na partida de volta.
As autoridades uruguaias, contudo, alegam dificuldades em garantir a segurança dos brasileiros após os conflitos ocorridos no Rio de Janeiro, que resultaram em mais de 200 prisões.
Em nota oficial, o Botafogo classificou a medida como uma violação ao regulamento da competição e alertou para o risco de um “grave precedente”. A Conmebol ainda não se pronunciou.