CBF emitiu nota oficial e confirmou ajuda para o Palmeiras na reta final do Brasileirão
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se posicionou oficialmente nesta terça-feira (3) contra a realização do jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, pela penúltima rodada do Brasileirão 2024, com torcida única do clube mandante.
A partida está marcada para quarta-feira (4), no Mineirão, em Belo Horizonte. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
CBF rejeita torcida única em Cruzeiro x Palmeiras e reforça princípios de isonomia no Brasileirão
Em ofício enviado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e à Polícia Militar do estado, a CBF destacou que a presença de torcedores de ambas as equipes é essencial para garantir isonomia, equilíbrio técnico e igualdade de oportunidades, especialmente na fase decisiva do campeonato. Segundo a entidade, o jogo de ida no primeiro turno ocorreu com as duas torcidas presentes, o que reforça a necessidade de reciprocidade.
A decisão da CBF foi tomada após reunião com diretores de diversas áreas, incluindo competições, jurídico e governança. A entidade afirmou que, embora compreenda as preocupações de segurança levantadas pelo Cruzeiro SAF em ofício de 18 de novembro, cabe ao poder público garantir a integridade do evento, enquanto a CBF deve zelar pela legalidade e pelos direitos dos torcedores.
Apesar das recomendações do MPMG e da PMMG para torcida única, baseadas no pedido inicial do Cruzeiro, a CBF reiterou que a exclusão de uma torcida poderia comprometer o espetáculo esportivo e ferir princípios fundamentais da competição.
“Para preservar a coexistência de fatores isonômicos e os direitos dos torcedores, a CBF reforça sua posição de que o acesso ao estádio deve ser franqueado a ambas as torcidas”, concluiu a entidade.
A partida, que pode ser decisiva para as ambições das duas equipes no campeonato, segue marcada para o Mineirão, aguardando desdobramentos das autoridades.