Campeonato Brasileiro de 1995: Como o Botafogo foi campeão?
Campeão Brasileiro em 1995, o Botafogo conquistou o título após bater o Santos na final. Com vitória por 2 a 1 no Rio de Janeiro e empate por 1 a 1 em São Paulo, o alvinegro carioca levantou a taça com o placar agregado de 3 a 2.
A campanha foi marcada por um Botafogo forte e imbatível nos clássicos. O clube comandado por Túlio Maravilha e Paulo Autuori venceu Flamengo e Vascou, por 3 a 1 e 2 a 0, respectivamente, e empatou com o Fluminense por 1 a 1. As partidas aconteceram nas duas primeiras fases do campeonato.
A época, o campeonato contava com 24 times, divididos em dois grupos, dividido em duas fases. Na primeira fase, os times enfrentavam os adversários da própria chave. Na segunda, os confrontos eram cruzados.
Na primeira fase o Botafogo terminou em quinto lugar, com 18 pontos conquistados. Na segunda, foi primeiro colocado do grupo A, com 27 pontos ganhos.
No primeiro jogo da final para definir o campeão, que terminou em 2 a 1 para o Botafogo, os gols do Fogão foram marcados por Wilson Gottardo e Túlio Maravilha. Para o Santos, Giovanni marcou o solitário gol do peixe.
Na segunda partida, terminada em empata por 1 a 1, Túlio marcou para o Botafogo e Marcelo Passes para o time da Vila Belmiro. Os jogos foram realizados no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e no Pacaembu, em São Paulo. Túlio Maravilha foi craque e artilheiro da competição.
Botafogo e América-MG empatam sem gols no Brasileirão
Botafogo e América-MG empataram sem gols no último domingo, 11 de setembro, no estádio Nilton Santos. A expectativa da torcida foi frustrada, que buscava a segunda vitória seguida, depois de vencer o Fortaleza na 25° rodada.
No próximo sábado, 17 de setembro, o Botafogo recebe o Coritiba no Nilton Santos, pela 27° rodada do campeonato brasileiro. A partida está prevista para as 19 horas.