Botafogo tem a sexta maior dívida de todo o futebol brasileiro

Somando todas as dívidas dos clubes da elite do futebol brasileiro, o valor ultrapassa a casa dos 10 bilhões de reais em pesquisa feita no final de 2022. Porém, existem fatores que precisam ser levados em consideração para que um ranking seja feito.

Também, atualmente, é possível enxergar uma maior preocupação dos clubes para com as dívidas e pelo menos o controle delas. Muito por conta de histórias recentes onde clubes levaram punições por não pagamento de contas, como, por exemplo, perda de pontos.

Para analisar a dívida de um clube com clareza é preciso que se levante o valor líquido que o clube deve e também levar em consideração toda a receita que o clube pode fazer durante o ano e assim, ter uma real noção de como as finanças estão.

Consequentemente, clubes com receitas maiores, têm uma maior facilidade na hora de negociar suas dívidas, pois conta com garantias e ainda pode levantar algum título de grande expressão durante a temporada, o que atrai capital.

Segundo o levantamento do ranking realizado no final do ano passado, o Botafogo está em sexto lugar quando o assunto é dívida mais alta, com R$ 614 milhões em valor.

Como é calculada a dívida?

Diversos fatores são levados em consideração, o ranking foi analisado e feito pelas consultorias Convocados, Galapagos e OutField, que levaram em consideração os empréstimos e financiamentos, fornecedores, valores a pagar a clubes e agentes, impostos parcelados, salários, direitos de imagem, encargos sociais, impostos e contribuições.

Todo esse valor é somado e subtraído por tudo que o clube tem em caixa declarado.

No caso das SAFs, como o caso do Botafogo, os valores são a soma das dívidas dos clubes-empresa e das associações.