Botafogo se atrapalha e pode jogar a Série B em 2023
Em meio à festa de um ano que marcou a compra da SAF do clube pelo empresário estadunidense e a chegada de vários jogadores para reforçar o time, pode acontecer um verdadeiro desastre na história do clube e do futebol brasileiro.
Atualmente, o Botafogo ocupa somente a 13ª colocação da tabela do Campeonato Brasileiro, somando 30 pontos em 25 jogos (8 vitórias, 6 empates e 11 derrotas) e está a 5 pontos de distância para o Coritiba, primeiro time da zona de rebaixamento.
De acordo com um levantamento feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre a probabilidade de rebaixamento dos clubes que jogam a Série A, o Glorioso tem 9,6% de chance de cair para a segunda divisão nacional. Esta estatística se contrasta, por exemplo, com a probabilidade mínima do Fogão alcançar a liderança e ser campeão, que é de 0.002%, número muito diferente do que era esperado pelo clube no início da temporada.
Caminho das pedras
Embora ainda faltem pouco mais de dez jogos para o Brasileirão se encerrar, os jogadores e a comissão técnica precisam ficar de olhos abertos. Afinal, muitos resultados podem acontecer em todos esses jogos que restam.
Dos 13 jogos que faltam, o Fogão irá enfrentar equipes em posições acima dele em 9 rodadas. Isso mostra que a margem de erro para o time é pequena e não permite muitos deslizes. Deslizes que já aconteceram diversas vezes com o Botafogo. Os mais recentes foram nas 21ª e 22ª rodadas, quando enfrentou tanto Ceará quanto o Atlético Goianiense em casa, no Estádio Nilton Santos e empatou os dois jogos: 1 a 1 e 0 a 0, respectivamente.
O próximo compromisso do Glorioso é no domingo (11/09), ás 11h, contra o América Mineiro em uma partida válida pela 26ª rodada, também no Rio de Janeiro. A torcida botafoguense promete marcar presença.