Botafogo recebeu a melhor notícia para o duelo contra o Palmeiras na Libertadores
É verdade que nem retrospecto e nem favoritismo entram em campo mas em confrontos como este da Libertadores entre Palmeiras e Botafogo, apoiar-se em resultados positivos é sempre bom. E é isso que o torcedor botafoguense pode fazer.
Os dois times já se encontraram na competição mais importante do continente e o ano em questão foi 1973. Nessa ocasião, o Botafogo precisou de três jogos para eliminar o Palmeiras, a competição naquela época não era definida em penalidades.
Botafogo e Palmeiras assim como no presente, já vinham se estranhando desde um ano antes, em 1972. O Palmeiras havia sido campeão do Campeonato Brasileiro e o Botafogo vice, portanto, era a chance da vingança (assim como este ano).
Botafogo quer a Libertadores
Os clubes caíram no mesmo grupo, junto com os clubes uruguaios Nacional e Peñarol. Apenas um clube avançava por grupo e por isso, em dois confrontos houveram duas vitórias de times diferentes no confronto.
O primeiro jogo realizado no Palestra Itália, antigo estádio do Palmeiras terminou em 3 a 2 para o clube alviverde. Na volta, no Maracanã, o Botafogo conseguiu vencer e vencer bem pelo placar de 2 a 0.
Por ironia do destino, as duas equipes terminaram a fase de grupos com nove pontos e por isso, um jogo de desempate teve de ser marcado. Maracanã foi o palco escolhido para a partida decisiva e mais de 88 mil torcedores estiveram presentes.
O Botafogo mais uma vez saiu com a vitória, pelo placar de 21 com gol de Jairzinho marcado já nos minutos finais e avançou no grupo. A torcida botafoguense espera que a história se repita e o Glorioso siga firme, em busca do primeiro título da Libertadores de sua história.