Botafogo foi multado por caso de racismo na Libertadores
O Botafogo foi multado em 60 mil dólares (cerca de R$ 335 mil) pela Conmebol, devido a gestos racistas de um torcedor durante a partida de ida das oitavas de final da Libertadores contra o Palmeiras.
A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (9), e a entidade considerou que as imagens e as circunstâncias comprovam a infração ao artigo 15.2 do Código Disciplinar, que rege as competições sul-americanas. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.
Botafogo é multado em 60 mil dólares pela Conmebol por gestos racistas de torcedor
O incidente ocorreu após a vitória do Botafogo por 2 a 1 no jogo de ida, onde dois torcedores foram flagrados fazendo gestos em direção à arquibancada visitante, onde estavam os torcedores palmeirenses. A Conmebol, ao analisar o caso, optou pela aplicação da multa, reforçando sua posição contra atos de racismo no futebol.
Em resposta à situação, o Botafogo emitiu uma nota em suas redes sociais, informando que o torcedor responsável pelos gestos racistas foi identificado e que sua presença no Estádio Nilton Santos será banida.
“Não será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O ‘torcedor’ que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha que ocorreu na partida de ontem precisa ser exemplarmente punida”, declarou o clube.
O Botafogo reafirma seu compromisso em combater qualquer forma de discriminação e espera que ações efetivas sejam tomadas para prevenir que episódios como este se repitam no futebol.