Botafogo desiste de jogar nos EUA graças a FERJ

O Botafogo de Futebol e Regatas desistiu de fazer a pré-temporada de 2023 no Estados Unidos por causa dos problemas de bastidores com a Federação Estadual do Rio de Janeiro (FERJ) com o campeonato carioca. Antes a ideia dos dirigentes do Glorioso era fazer um tour pelos EUA no mês de janeiro.

Com o projeto de realizar o tour, a diretoria do Botafogo entrou em contrato com a FERJ para afrouxar o calendário do clube em janeiro. A regra do Campeonato Carioca afirma que os clubes grandes devem utilizar força máxima a partir da 4ª rodada. O plano do clube era ficar de três a quatro semanas nos Estados Unidos, o que chocaria com este período.

A federação, porém, foi irredutível. Desta forma, o Botafogo não teria tempo hábil de marcar amistosos nos EUA e, sem ter como realizar a pré-temporada considerada “ideal”, a ideia foi cancelada. A FERJ divulgou nota oficial onde explicou o seu lado da história.

Diante da matéria publicada no site GloboEsporte.com quanto à divulgada decisão de cancelamento da pré-temporada do Botafogo – “Botafogo cancela pré-temporada nos EUA por desentendimento com a Ferj” – a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro tem a obrigação de deixar bem claro que:

Não interfere na opção do local ou de nada referente à pré-temporada de qualquer filiado;

A respeito da cláusula de proteção do Campeonato Carioca quanto à obrigação de utilização da força máxima após a 3ª rodada, dispositivo constante do Regulamento Específico da Competição (REC) e aprovado pelos filiados, inclusive pelo Botafogo, não houve qualquer divergência ou falta de entendimento em relação à tal cláusula;

A FERJ estranha a justificativa exposta pela reportagem, uma vez que é de responsabilidade única e exclusiva de todos os filiados qualquer decisão em relação ao período de sua respectiva pré-temporada, inclusive quanto à conveniência ou não de sua realização;

A FERJ lamenta não ter sido preliminarmente ouvida pela reportagem do GloboEsporte.com.

Gabriel Barros ainda não é peça descartada para o Botafogo; VEJA

O Botafogo está perto de retornar as negociações para ter Gabriel Barros em 2023. O atacante é visto com bons olhos pela direção do alvinegro, que pretende retomar as conversas com o jogador. De acordo com o jornalista Jorge Nicola, é possível que as conversas sejam reiniciadas quando o contrato de representação do jogador com o empresário Fábio Francês terminar, em março.

Antes de problemas, o Botafogo tinha tudo acertado para contratar o garoto, mas exigências de pessoas próximas ao jogador acabaram fazendo a diretoria alvinegra desistir do negócio. O Glorioso ia pagar R$ 2,5 milhões para ter Barros por quatro anos.