Botafogo deixou o Flamengo de Jorge Jesus de lado e igualou feito do Santos do Pelé

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo entrou para a história do futebol brasileiro ao conquistar a dobradinha inédita de Brasileirão e Copa Libertadores no mesmo ano. 

Em 2024, o clube carioca se tornou o mais novo integrante de uma lista extremamente seleta de equipes que conseguiram esse feito. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Botafogo se junta a lista seleta de clubes que conquistaram Brasileirão e Libertadores no mesmo ano

No dia 30 de novembro, o Botafogo derrotou o Atlético-MG na final da Libertadores, disputada em Buenos Aires, Argentina, e conquistou seu primeiro título da competição continental. Apenas uma semana depois, no dia 8 de dezembro, a equipe comandada por Artur Jorge garantiu o título do Campeonato Brasileiro, 29 anos após sua última conquista nacional.

O Santos foi o primeiro clube a conquistar o título de campeão brasileiro e da Libertadores no mesmo ano, feito que repetiu em temporadas consecutivas. Em 1962 e 1963, a equipe conquistou a Taça Brasil (considerada pela CBF como equivalente ao atual Brasileirão) e a Libertadores.

O Flamengo foi o primeiro time a vencer a Libertadores e o Brasileirão de pontos corridos no mesmo ano, alcançando esse feito em 2019 sob o comando de Jorge Jesus.

Confira abaixo a lista completa de clubes que conquistaram Brasileirão e Libertadores no mesmo ano:

  • Santos (Taça Brasil 1962 e Libertadores 1962);
  • Santos (Taça Brasil 1963 e Libertadores 1963);
  • Flamengo (2019);
  • Botafogo (2024).

Este feito coloca o Botafogo ao lado de clubes históricos e sela o ano de 2024 como um marco para o futebol carioca e nacional.