Botafogo conquista “vitória” em julgamento de Tiquinho Soares

Reprodução/BFR

O Botafogo conseguiu a vitória nos tribunais para o caso do atacante Tiquinho Soares. Na última segunda-feira (6) o Glorioso evitou que o jogador fosse punido com uma suspensão de 180 dias por dar uma cabeçada no árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano, no clássico contra o Flamengo em Brasília, mas o departamento jurídico do clube ainda tem mais trabalho pela frente.

Apesar de ter evitado uma sanção maior, o clube entende que o tribunal foi muito pesado com Tiquinho e Marçal e busca os meios para diminuir as punições. Tiquinho recebeu oito jogos de suspensão e multa de R$ 3 mil, já o defensor ficará de fora de cinco partidas e o mesmo valor a pagar. Ambos já cumpriram um jogo de suspensão automática contra o Resende.

O gerente executivo do clube, André Alves, acha que alguns pontos da punição foram exagerados. “A defesa do Botafogo entende que, embora bem conduzida, alguns pontos foram excessivos. Então, nós vamos recorrer ao pleno do TJD-RJ”, explicou o gerente ao portal ge.

Deste modo, o Botafogo vai entrar nesta terça-feira (7) com o pedido para que as decisões permaneçam suspensas enquanto a nova decisão, em instância superior, não é julgada. Conseguindo a liminar os jogadores poderão entrar em campo.

“O artigo de agressão física é um artigo muito gravoso, muito pesado, e por isso deve ser aplicado com ressalvas. O depoimento do árbitro favoreceu, porque ele disse que não houve agressão. Isso tudo auxiliou a defesa. Sem dúvida, as palavras do árbitro e do Tiquinho foram muito importantes para tirar essa carga pesada de 180 dias. Se mantivesse essa penalidade seria muito prejudicial ao Botafogo e ao atleta”, completou André Alves, analisando a situação.

Além das punições individuais aos jogadores, o Botafogo também foi julgado com a perda de dois mandos de campo por causa de objetos arremessados dentro de campo. “Esse ponto será abordado no recurso e, de repente, poderá ser apreciado pelo pleno. A ideia é recorrer, pedir os efeitos suspensivos, e aguardar a decisão do relator”, concluiu Alves.

Botafogo não perde tempo e tem plano para manter Victor Cuesta

O zagueiro Victor Cuesta é um dos destaques do Botafogo neste início de temporada. As grandes atuações chamaram atenção e clubes estão querendo tira-lo do Glorioso. Para não ter problemas, a diretoria do alvinegro estuda igualar proposta do Bahia ao Internacional para continuar com o jogador. As informações são do Thiago Franklin, do “Canal do TF”.

A estratégia é seguir o que estipula o contrato de empréstimo, válido até dezembro de 2023, que dá ao Botafogo a possibilidade de cobrir outras ofertas. O clube estenderia o vínculo de Cuesta até o fim de 2024.