Botafogo: Conheça a história por trás do nome 

O Club de Regatas Botafogo, fundado em 1º de julho de 1894, nasceu nas águas da enseada do bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. 

O clube ganhou esse nome em homenagem à própria praia de Botafogo, onde suas embarcações competiam. A sede inicial era um casarão situado no sul da praia, perto do Morro do Pasmado, onde hoje termina a Avenida Pasteur.

Da enseada de Botafogo ao topo do futebol brasileiro: conheça a trajetória do Glorioso

Em 1899, surgiu uma lenda nas águas da Baía de Guanabara: a embarcação botafoguense chamada Diva. Essa embarcação venceu todas as 22 regatas que disputou, sagrando-se campeã carioca. Graças a esse título, o Botafogo é o único clube do Brasil a ser campeão de três séculos.

O clube também foi pioneiro no cenário esportivo carioca, conquistando o primeiro título brasileiro de alguma modalidade esportiva em 1902, no remo, com a vitória do atleta Antônio Mendes de Oliveira Castro, que, anos depois, tornou-se presidente do clube.

Novo nome do clube Botafogo

Posteriormente, em 1904, nasceu no bairro de Botafogo um novo clube de futebol, inicialmente chamado de Electro Club. A ideia surgiu em uma conversa entre dois amigos durante uma aula no colégio Alfredo Gomes. Flávio Ramos e Emmanuel Sodré decidiram fundar um clube e passaram a convidar outros colegas. 

A história do Botafogo Football Club começou quando um bilhete foi interceptado pelo professor de matemática, general Júlio Noronha, que apoiou a ideia de criar um clube esportivo.

Em 12 de agosto de 1904, o clube foi oficialmente formado por um grupo de colegiais entre 14 e 15 anos em um casarão em ruínas na Rua Conselheiro Gonzaga, esquina com a Rua Humaitá e o Largo dos Leões, gentilmente cedido por Dona Chiquitota, avó materna de Flávio, que se tornou uma verdadeira mãe para o clube.

Inicialmente, o clube se chamava Electro Club, mas em 18 de setembro de 1904, durante uma reunião na casa da avó de Flávio, Dona Chiquitota, ela argumentou que o clube só poderia se chamar Botafogo, devido ao local onde os garotos moravam. A sugestão foi acolhida, e o clube passou a ser conhecido como Botafogo Football Club.

Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club

Em 8 de dezembro de 1942, o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club oficialmente se uniram para formar o Botafogo de Futebol e Regatas. Essa fusão ocorreu após uma fatalidade, quando os dois clubes disputavam uma partida de basquete e o jogador Albano, do Botafogo F.C., faleceu durante o jogo. Em um gesto de união e solidariedade, os presidentes dos dois clubes decidiram se unir em um só, dando origem ao Botafogo de Futebol e Regatas.

Após a fusão, o Botafogo de Futebol e Regatas passou por algumas mudanças:a bandeira perdeu o escudo com as letras entrelaçadas do antigo Botafogo Football Club, e em seu lugar, ganhou a emblemática estrela solitária do Club de Regatas Botafogo. Além disso, a equipe adotou calções pretos.

Com uma torcida apaixonada e uma história rica, o Botafogo é um clube que representa a raça e a paixão do futebol carioca e brasileiro.