Alexsander Barboza pode trocar a Argentina para jogar em seleção que está precisando de ajuda

Crédito: Vítor Silva/Botafogo

A grande atuação de Alexander Barboza diante do Peñarol na última quarta-feira (24), que culminou em seu primeiro gol com a camisa do Botafogo, chamou a atenção não apenas dos torcedores brasileiros, mas também dos uruguaios. 

Após a goleada de 5 a 0, muitos pedem que o zagueiro, que possui ascendência uruguaia por parte de pai, tenha uma chance na seleção celeste, atualmente sob o comando de Marcelo Bielsa. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Alexander Barboza brilha e gera clamor por convocação à seleção uruguaia

Natural da Argentina, Barboza deixou em aberto a possibilidade de se naturalizar e defender o Uruguai. Em novembro de 2023, enquanto ainda jogava pelo Libertad, ele expressou interesse em representar o Paraguai, caso permanecesse mais dois anos no país. Contudo, a transferência para o Glorioso mudou seu panorama. Em entrevista à “Verus Radio”, ele afirmou: “É um sonho meu jogar em uma seleção. Não tendo possibilidade na Argentina, se abrem outras coisas que eu não sabia que poderia chegar a ter possibilidade.”

O zagueiro revelou que um representante da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) contatou seu empresário para discutir a chance de atuar pela Celeste, mas destacou que haveria requisitos a serem cumpridos. Além disso, durante sua passagem pelo River Plate, Barboza recebeu uma proposta do próprio Peñarol, em 2019.

Após o jogo, Barboza revelou que metade de sua família torce pelo Nacional e a outra metade pelo Peñarol, enquanto alguns são torcedores do Cerro. Com contrato até dezembro de 2026, o defensor de 29 anos pode se tornar uma peça importante para a seleção uruguaia, caso a convocação se concretize.