A campanha do Botafogo na conquista da Copa Conmebol em 1993
O Botafogo conquistou seu primeiro e até hoje único título internacional oficial, no dia 29 de setembro de 1993, após uma disputa dramática no estádio Maracanã contra o Peñarol-URU. Embora o time da estrela solitária não tivesse tido um semestre dos melhores no Campeonato Brasileiro, ele conseguiu se recuperar na competição sul-americana, deixando para trás times como Bragantino, Caracas e Atlético Mineiro.
Com esses resultados, o Botafogo chegou à final da competição, onde enfrentaria o tradicional clube uruguaio. O primeiro jogo da final terminou em um empate de 1 a 1, mas o segundo jogo, no Maracanã, foi repleto de emoções. Os visitantes abriram o placar no primeiro tempo, mas o time carioca conseguiu empatar pouco depois. Mais tarde, Sinval marcou um gol espetacular de 30 metros de distância, mas, no último minuto, Marcelo Otero empatou a partida, levando a decisão para as penalidades máximas.
No final, o Botafogo venceu a disputa, com William defendendo uma penalidade e Gutiérrez e Dos Santos chutando para fora. Suelio, Perivaldo e André deram o título ao Fogão, tornando aquele dia 29 de setembro de 1993, inesquecível para os torcedores do clube.
A campanha do Botafogo rumo ao título
O time da estrela solitária iniciou a caminhada já nas oitavas de final da competição continental, encarando o Bragantino, que naquela época vivia grande fase no nosso futebol, o time da estrela solitária venceu os dois duelos contra os paulistas e garantiu vaga nas quartas de final. Depois, outras duas vitórias contra os venezuelanos do Caracas.
Já na semifinal, o Atlético-MG, no jogo de ida a primeira e única derrota dos cariocas na competição, 3X1 para o galo no Mineirão, no jogo de volta 3X0 para o fogão e vaga garantida na final. Na grande final, com direito ao sufoco dos pênaltis, o glorioso conquistava seu primeiro título continental e após aquela conquista, dois anos depois o Botafogo conquistaria o Brasileirão, dando continuidade a ótima década de 90 no clube.