Qual foi o fundador do Botafogo?
Com fundação em 1904, o clube de futebol do Botafogo surgiu de uma ideia dos jovens Flávio Ramos e Emmanuel Sodré, enquanto estudavam no Colégio Alfredo Gomes. Durante uma aula de álgebra, os amigos trocavam bilhetes, quando Flávio passou um bilhete a Emmanuel, que dizia: “O Ithamar tem um clube de football na Rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur César, ao Vicente e ao Jacques”. A partir daí movimentos aconteceram e o clube surgiu.
O famoso bilhete foi interceptado e pegue pelo professor general Julio Noronha, que concordou com a ideia dos garotos, mas disse que aquele não era o momento apropriado para tais assuntos. No mesmo dia, Flávio Ramos conversou com Octávio Werneck e o convidou para criarem o novo clube.
Entretanto, o Botafogo de Futebol e Regatas como conhecemos atualmente só nasceu em dezembro de 1942, 38 anos depois. A partir da união do Clube de Regatas do Botafogo e o Botafogo Football Club.
A união aconteceu a partir de um fato triste. No dia 11 de junho de 1942, os dois clubes disputavam uma partida de basquete pelo Campeonato Carioca e o jogador Albano, do Botafogo F.C., durante o intervalo, caiu em quadra, vítima de um ataque fulminante. A partida foi interrompida a dez minutos do final, quando o placar marcava CRB 21x 23 BFC.
O corpo de Albano saiu da sede de General Severiano e, quando passava em frente ao Mourisco Mar, o então presidente do C.R.Botafogo, Augusto Frederico Schimidt, disse: “Comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido os nossos jogadores não isputarão mais”. O então presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Góis Trindade, respondeu: “Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo!” Schimidt então selou a fusão: “O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?”.