Estádios do Botafogo: todas as sedes entre General Severiano e Nilton Santos (Engenhão)
O Botafogo possui, atualmente, sete sedes esportivas espalhadas pelo Rio de Janeiro e também Niterói. O grande número de localizações ficará ainda maior com a construção do futuro novo Centro de Treinamento da equipe, que será localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, com uma previsão para o início das obras no final de 2023.
As sete sedes do clube são usadas para dar continuidade a várias questões vinculadas ao nome do Botafogo, envolvendo diferentes esportes, setores de administração, núcleo para jogos e também realização de eventos.
Todas as sedes do Botafogo
O Estádio de General Severiano foi a primeira grande sede do Glorioso. Construído em 1912, o campo foi inaugurado no ano seguinte em uma partida contra o Flamengo, na estreia do Campeonato Carioca daquele ano, na qual o Botafogo venceu por 1×0.
Já em 1927, foi lançada a pedra fundamental do casarão Palacete Colonial, que foi inaugurado um ano depois com uma semana inteira de festividades. A construção é dotada de uma magnífica estrutura arquitetônica que é mantida até os dias atuais.
No ano de 1927, o Botafogo deixou o Palacete após a venda da sede para a Companhia Vale do Rio Doce, o que direcionou o clube ao Mourisco Pausteur, na qual ficou entre os anos de 1977 e 1992. Dois anos depois, em maio de 1994, na gestão do presidente Carlos Augusto Montenegro, o clube voltou ao Palacete, em uma época em que o General Severiano já não existia mais.
A equipe profissional do Botafogo passou a ser abrigada na sede a partir de 2004. O centro de treinamento, que carrega o nome do treinador e jornalista João Saldanha, aloja os jogadores do time principal e oferecem um espaço completo para treinamento, com aparelhos modernos visando o desenvolvimento dos atletas.
O Complexo Sócio Esportivo Paulo Azevedo, localizado em General Severiano, apresenta uma área de lazer com três piscinas, um ginásio poliesportivo, duas quadras, churrasqueira e uma sauna. Além da diretoria do clube ser concentrada no local, também treinam no local as equipes de vôlei, basquete e escolinhas de natação e futsal do Botafogo.
A sede possui algumas atrações visadas pela torcida do Glorioso, como o restaurante Fogão Gastronômico, com cardápio temático e decoração alvinegra; a Sala de Troféus, com as maiores conquistas do clube e também Memorial dos Fundadores e Túnel do Tempo, que homenageia à gloriosa história do clube.
Outra conhecida sede do Botafogo é o Mourisco Mar, inaugurada em 1969. O complexo é um dos mais tradicionais do Brasil na prática de esportes aquáticos, situado entre os maiores cartões postais do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara.
O local conta com uma piscina olímpica, onde treinam as equipes de natação e polo aquático, está que foi apontada como a melhor equipe do país em 2009. Entre 1992 e 1994, período em que a sede General Severiano passava por reformas, o Mourisco também chegou a abrigar a administração do Botafogo.
Sediado em outro ponto turístico do Rio de Janeiro, na lagoa Rodrigo de Freitas, está localizada a sede náutica do Botafogo, Sacopã, onde treina a equipe de remo da instituição e também às escolinhas do esporte. A completa estrutura possui uma sala de massagem e fisioterapia, salão de ginástica e uma garagem para 50 barcos de competição.
Já em Niterói, está localizado o Estádio Caio Martins, que atualmente está sob concessão ao Botafogo. Inaugurado em 1941, o local já foi um dos grandes trunfos do clube nos campeonatos Estadual e Brasileiro.
Em 2003, o estádio teve sua capacidade aumentada para 15 mil pessoas, com a construção de arquibancadas de concreto e tubulares. O local foi carinhosamente apelidado de Caldeirão pela torcida Botafoguense, e foi o palco para o retorno do clube à série A do Campeonato Brasileiro naquele mesmo ano, em 2003.
Outro gesto de carinho vindo de um torcedor Botafoguense foi eternizado pelo clube. A conhecida Sede Campestre de Jacarepaguá foi recebida de presente pelo Botafogo da torcedora Therezinha da Costa Pereira Nadruz, que atendeu a um antigo pedido do pai e doou sua casa ao clube em seu testamento. O espaço é utilizado para filmagens especiais e promoções de eventos pequenos, limitados a 200 pessoas.
O maior dos palcos do Botafogo certamente é o Estádio Nilton Santos. Construído para os jogos Pan-Americanos de 2007, o estádio é considerado o mais moderno da América Latina e o quinto mais moderno do mundo.
O clube estreou seu estádio próprio em junho de 2007, com uma vitória do Botafogo por 2×1 contra o Fluminense. O Nilton Santos possui uma capacidade para 46 mil pessoas e foi um dos principais palcos dos Jogos Olímpicos de 2016.