Entenda por que os anos 60 são considerados os melhores do Botafogo

Reprodução/Botafogo

A década de ouro do Botafogo foi nos anos 1960, com o time que contava com Garrincha, Didi e Nilton Santos.

O Botafogo de Mané foi bicampeão carioca de 1961/62, campeão do Rio-São Paulo de 1962 e 1964 e ganhou inúmeros torneios internacionais. Juntamente com o Santos, abriu de vez as portas do mercado europeu para os jogadores brasileiros. Esses clubes tornaram-se a base da Seleção Brasileira, na época chamada de “A pátria de chuteiras”, expressão criada por Nelson Rodrigues.

Mas a “Universidade do Futebol” de General Severiano não parou por aí. Ao fim da geração de Garrincha, revelou outra para a história do Glorioso e do futebol mundial: a de Jairzinho, Paulo César Caju, Roberto, Rogério, Nei Conceição, Carlos Roberto, Ferreti, Afonsinho, Cao, Moreira, Valtencir, Othon Valentim, entre outros, formada em torno de três feras, Manga, Gérson e Sebastião Leônidas, tendo Zagallo como técnico.

O Botafogo ganhou outro bicampeonato carioca em 1967/68, foi bi da Taça Guanabara também em 1967 e 1968 e conquistou a Taça Brasil de 1968, que foi reconhecido pela CBF, em 2010, como o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol conquistado pelo Glorioso. Além disso, foi tricampeão mundial em Caracas. Voltou a ser a base da Seleção Brasileira que viria a conquistar o tricampeonato mundial na Copa do México, em 1970.

Os dois treinadores da gloriosa campanha também eram da casa: João Saldanha nas Eliminatórias e Zagallo no México.

Botafogo tem o melhor jogador do Brasileirão

O atacante Tiquinho Soares foi eleito o melhor jogador do Brasileirão no mês de abril. Autor de três gols e duas assistências nos três primeiros jogos, o atacante Tiquinho Soares, do Botafogo, foi o grande destaque do torneio.

“Artilheiro do #NossoMelhor até aqui, peça fundamental na liderança do Botafogo, fazendo a diferença no primeiro mês da minha competição. Tiquinho Soares. Alvinegro. Glorioso. Craque do mês de Abril do Campeonato Brasileiro!“, escreveu o perfil oficial da competição.