Relembre as décadas que faltaram títulos para o Botafogo
A história centenária do Botafogo é recheada de títulos, mas durante as décadas de 70 e 80 o Glorioso viveu tempos difíceis com seca de taça e conquistas.
O período sem títulos começou com a perda incrível do título estadual de 1971 para o Fluminense. No jogo final, o tricolor Lula fez um gol a dois minutos do fim, quando o empate de 0 a 0 bastava ao Glorioso, cujo time de craques era chamado de Selefogo. O gol fatal veio após falta de Marco Antônio sobre o goleiro Ubirajara Mota, mas o árbitro José Marçal Filho, depois de muita discussão, não marcou a infração, confirmando a vitória do Fluminense. Esse gol, até hoje contestado, estigmatizou Marçal para o resto de sua vida, mas também marcou o início do jejum botafoguense de 20 anos, que só viria a ser quebrado em 1989.
Mas o calvário alvinegro não foi apenas dentro de campo. O clube viu sua sede social e seu estádio famoso serem vendidos, em 1976, para a Vale do Rio Doce, como pagamento de dívidas fiscais. O patrimônio só viria a ser retomado em 1994, prenúncio de um grande ano, o de 1995, com a conquista do Campeonato Brasileiro na final contra o Santos.
Nesse período crítico, o futebol do Botafogo foi transferido para Marechal Hermes, subúrbio do Rio, até voltar para seu berço e retomar sua trajetória de glórias. No campo, o título carioca voltou a ser conquistado em 1989, de forma invicta, no dia 21 de junho, no segundo jogo da decisão contra o Flamengo, gol de Maurício. E foi repetido em 1990, com o bi sobre o Vasco.
Botafogo tem o melhor jogador do Brasileirão
O atacante Tiquinho Soares foi eleito o melhor jogador do Brasileirão no mês de abril. Autor de três gols e duas assistências nos três primeiros jogos, o atacante Tiquinho Soares, do Botafogo, foi o grande destaque do torneio.
“Artilheiro do #NossoMelhor até aqui, peça fundamental na liderança do Botafogo, fazendo a diferença no primeiro mês da minha competição. Tiquinho Soares. Alvinegro. Glorioso. Craque do mês de Abril do Campeonato Brasileiro!“, escreveu o perfil oficial da competição.