Botafogo toma decisão sobre torcida única no Rio
O Botafogo manifestou ser contra a ideia de torcida única nos clássicos do Rio de Janeiro. O pedido foi feito pelo Ministério Público, que usou de base os recentes episódios de violência no clássico entre Flamengo e Vasco.
Para o Alvinegro, a medida acabaria punido os demais torcedores que vão em paz aos estádios. O posicionamento foi divulgado pelo “RJ2”, da TV Globo, nesta quinta-feira. Em nota, o Botafogo explicou que não é legal punir os demais torcedores por causa de poucos infratores.
“Entendemos que torcida única não é a solução. É um problema de segurança pública. Esse movimento de violência vem de uma minoria restrita, que precisa ser punida severamente dentro da lei. Não podemos punir os demais torcedores, que vão aos estádios com amigos e familiares para torcerem por seus clubes. As torcidas do Rio fazem lindas festas e nos setores mistos não colecionamos episódios violentos. O Botafogo é contra a torcida única nos clássicos“, afirmou o Botafogo.
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro não se posicionou nem a favor, nem contra, mas criticou a falta de discussão e disse que decisões sobre um tema tão importante não podem ser tomadas na base da “achologia”.
“É uma hipótese que precisa ser avaliada com cautela e elementos concretos que permitam assegurar ser solução eficaz para coibir a violência nas ruas, já que nos estádios praticamente inexiste. Vale lembrar que em vários estados a medida já foi testada e não se mostrou útil, tanto que já se pensa em revogar tal conceito. O tema merece uma união de instituições para debater à exaustão em busca do que for preciso para sanear o problema que só traz malefícios e prejuízos sociais, econômicos, laborais e, principalmente, insegurança. Não pode ser uma decisão baseada simplesmente na ‘achologia’ ou efeitos midiáticos momentâneos“, disse a Ferj em nota.
Atacante que quase acertou com Botafogo está na mira de gigante da série A
O atacante Gabriel Barros, do Ituano, quase fechou com o Botafogo no começo da temporada de 2023. Sem sucesso nas negociações, o jogador não reforçou o Glorioso e pode ir parar no Santos. O jogador chamou atenção após anotar o segundo gol da vitória por 3 a 0 do Galo de Itu sobre o Peixe, na última rodada do Paulistão.
Com o resultado, o time do interior de São Paulo conquistou a classificação para as quartas de final do Estadual, enquanto o Alvinegro acabou eliminado na primeira fase do torneio pelo terceiro ano consecutivo.